Cross literary subsidies

between Brazilian federal purchase and Portuguese state support

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v55i1.71404

Keywords:

Transnationalism, Portuguese Language Literatures, Law 10.639 / 03, Literary Field, Literary Circulation

Abstract

Based on the intersection of two public policies, one Portuguese for the international promotion of books written by Portuguese-speaking authors and the other for the purchase of literary books by the brazilian federal government, the article aims to question the circulation of African authors from Portuguese-speaking countries in Brazil. in the first two decades of the 21st century. The examination and investigation of data from the two policies aim to contribute to the analysis of the international circulation of symbolic goods and to draw attention to the relevance of state policies in peripheral countries and languages ​​in the constraint and encouragement of literary and symbolic exchanges between them.

Downloads

Author Biography

Marcello Giovanni Pocai Stella, University of São Paulo

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, respectivamente em 2015 e 2017, com intercâmbio internacional durante a graduação na Université Lumière Lyon 2. Ingressou no mestrado em Sociologia também na Universidade de São Paulo em 2016, pesquisando temáticas ligadas a área da sociologia da cultura e da literatura (Escritores Brasileiros Contemporâneos). Realizou pesquisa de iniciação científica no tema, com amparo da FAPESP e também pesquisou no início da graduação problemas relacionados a sociologia do trabalho, notadamente sindicalismo. Em 2017/2018 realizou estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris) sob supervisão da professora Gisèle Sapiro. Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, sob orientação de Luiz Carlos Jackson com o projeto Literaturas de Língua Portuguesa: escritores em um espaço literário transnacional e foi pesquisador visitante na Maison Suger (Fondation Maison Sciences de lHomme - FMSH) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (CESSP-EHESS-Paris) sob supervisão de Gisèle Sapiro. O projeto conta com apoio da FAPESP através de bolsa de pesquisa permanente no país e Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior.

References

BOURDIEU, Pierre. Le champ littéraire. Actes de La Recherche En Sciences Sociales, [s.l.], v. 89, n. 1, p. 3-46. PERSEE Program. http://dx.doi.org/10.3406/arss.1991.2986, 1991.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Les conditions sociales de la circulation internationale des idées. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 145, dez.. La circulation internationale des idées. p. 3-8, 2002. DOI : https://doi.org/10.3406/arss.2002.2793 . Disponível em: www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_2002_num_145_1_2793. Acesso em: 02 jul. 2019.

BOURDIEU, Pierre. Uma revolução conservadora na edição. Política & Sociedade, [S.L.], v. 17, n. 39, p. 198-249, 29 nov. 2018 [1999]. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2017v17n39p198. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/2175-7984.2017v17n39p198/37845. Acesso em: 05 ago. 2020.

BRASIL. Constituição (2003). Lei nº 10639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro- Brasileira", e dá outras providências.. Lei no 10.639, de 9 de Janeiro de 2003.. Brasília, DF, 09 jan. 2003. p. 1-1. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 05 jul. 2019.
BRASIL. Lei nº 12527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Lei nº 12527, de 18 de novembro de 2011. Brasília, DF, 11 nov. 2011. [s.p.]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 18 ago. 2020.
BUCAIONI, Marco. Quem constrói o “cânone internacional das Literaturas Africanas em Português? Tradução, instituições e assimetrias norte/sul”. Revista Mulemba, v. 12, n. 22, p. 28-48, 2020. Doi: https://doi.org/10.35520/mulemba.2020.v12n22a39812
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO; SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS; FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS. Desempenho do Mercado Livreiro: uma análise de 10 anos da pesquisa produção e vendas do setor editorial brasileiro. São Paulo, 2017. Disponível em: < http://www.snel.org.br/wp-content/uploads/2016/08/10-ANOS-PESQUISA_Fipe.pdf > Acesso em: 25 abr. 2016.

CASANOVA, Pascale. A república mundial das letras. São Paulo: Estação liberdade, 2002.

CASSIANO, Cristina C. de F.. O Mercado do Livro Didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na educação nacional. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

CRUZ, Clauber R.. A Coleção de Autores Africanos da Editora Ática: as literaturas africanas no brasil. 2018. 317 f. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/158318. Acesso em: 14 ago. 2020.
EDIOURO (Rio de Janeiro). Sobre: agir. Agir. [20--]. Disponível em: https://www.ediouro.com.br/selos/agir. Acesso em: 20 ago. 2020.

FNDE (Brasília). Ministério da Educação. PNBE - Dados Estatísticos de anos anteriores. 2017a. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/biblioteca-na-escola/dados-estatisticos. Acesso em: 13 set. 2017.

FNDE (Brasília). Ministério da Educação. PNBE - Dados Estatísticos. 2017b. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/biblioteca-na-escola/dados-estatisticos. Acesso em: 13 set. 2017.

FNDE. Guia PNLD Literário 2018. 2018. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/12103-guia-pnld-literario-2018. Acesso em: 18 ago. 2020.

HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2012.

JURT, Joseph. Naciones Literarias: Una sociología historica del campo literario. Córdoba, Argentina: Eduvim, 2014. 135 p.

MEIRELES, Maurício. (2017), “Acionista do Itaú é maior investidor da editora dos ex-Companhia das Letras”. Folha de São Paulo, 10 mar. (caderno Ilustrada). Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/03/1865386-alfredo-setubal-do-itau-e-investidor-por-tras-de-nova-editora-literaria.shtml, consultado em 20/08/2020.

MOREIRA, Ardilhes. Governo federal está desde 2014 sem comprar livros de literatura para escolas públicas: Última remessa de obras foi em 2014. Programa de compras foi extinto e alternativa está em elaboração de edital: se tudo der certo, nova entrega ocorre só a partir 2019. G1. Rio de Janeiro, set. 2017. Educação, n.p. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/governo-federal-seguira-sem-entregar-novos-livros-de-literatura-para-bibliotecas-escolares-em-2018.ghtml >. Acesso em: 05 jul. 2019.

MUNIZ, JR., José de S.. “A magia do quadrado mágico: a formação de uma editora no eixo Rio-São Paulo e as reconfigurações do campo editorial brasileiro na década de 1990”, XVI Congresso Brasileiro de Sociologia (Salvador – BA). Anais do..., São Paulo: SBS, 2013. Disponível em: < https://www.academia.edu/8079061/A_magia_do_quadrado_m%C3%A1gico_a_forma%C3%A7%C3%A3o_de_uma_editora_no_eixo_Rio-S%C3%A3o_Paulo_e_as_reconfigura%C3%A7%C3%B5es_do_campo_editorial_brasileiro_na_d%C3%A9cada_de_1990>. Acesso em: 31 maio 2017

ORTIZ, Renato. A moderna tradição Brasileira. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

PARDO, Maria Carmen V.. El papel de los agentes literarios en las dinámicas de campo. Iberoromania, [s.l.], n. 88, p.203-217, 2018a. Walter de Gruyter GmbH. http://dx.doi.org/10.1515/iber-2018-0022.

PORTUGAL. DGLAB. Ministério da Cultura. PROGRAMA DE APOIO À EDIÇÃO NO BRASIL DE OBRAS DE AUTORES PORTUGUESES E DE AUTORES DE TIMOR LOROSAE E DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA. [200-?]a. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Disponível em: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/apoios/Paginas/REGULAMENTO%20APOIO%20EDICAO%20BRASIL%20DGLAB.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.

PORTUGAL. DGLAB. Ministério da Cultura. Linha de Apoio à Edição no Brasil. [200-?]b. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Disponível em: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/divulgacaoEstrangeiro/apoiosEdicaoBrasil/Paginas/ApoioEdicaoBrasil.aspx. Acesso em: 18 ago. 2020.

REIMÃO, Sandra. Mercado Editorial brasileiro: 1960 – 1990. São Paulo: Com-arte/FAPESP, 1996.

RIDENTI, Marcelo. Mudanças culturais e simbólicas que abalam o Brasil. Plural, v. 25, n. 1, p. 45-62, 14 ago. 2018.

SÁ, Mateus V. C. de. A edição de escritores africanos de língua portuguesa no Brasil: Mia couto e a companhia das letras. 2018. 111 f. TCC (Graduação em Editoração). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

SÁ-EARP, Fábio.; KORNIS, George. Em queda livre? A economia do livro no Brasil (1995 - 2006). In: BRAGANÇA, A.; ABREU, M. (Org.). Impresso no Brasil: Dois séculos de livros brasileiros. São Paulo: Editora Unesp, 2010. Cap. 20. p. 349-362.

SAPIRO, Gisèle. The literary field between the state and the market. Poetics, [s.l.], v. 31, n. 5-6, p.441-464, out. 2003. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.poetic.2003.09.001. Acesso em: 13 abr. 2017.

SAPIRO, Gisèle. How Do Literary Works Cross Borders (or Not)?. Journal Of World Literature, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 81-96, 1 jan. 2016. Brill Academic Publishers. http://dx.doi.org/10.1163/24056480-00101009.

SAPIRO, Gisèle. A noção de campo de uma perspectiva transnacional. Plural, v. 26, n. 1, p. 233-265, 12 jul. 2019a.

SAPIRO, Gisèle. Rethinking the Concept of Autonomy for the Sociology of Symbolic Goods. Biens symboliques / Symbolic Goods [Online], n. 4, p. 2-50, 2019b, Online desde 27 Jun 2019. Acessado em: 08 Mai 2020. Disponível em: https://revue.biens-symboliques.net/334

SENKEVICS, Adriano S.; CARVALHO, Marília P. de.. Novas e velhas barreiras à escolarização da juventude. Estudos Avançados, São Paulo, v. 34, n. 99, p. 333-352, ago. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200333&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2020.

THOMPSON, John B. Mercadores de cultura: o mercado editorial no século XXI. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

Published

2025-04-22

How to Cite

Pocai Stella, M. G. (2025). Cross literary subsidies: between Brazilian federal purchase and Portuguese state support. Revista De Ciências Sociais (Social Sciences’ Journal), 55(1). https://doi.org/10.36517/rcs.v55i1.71404