Rendimentos de cortes comerciais e componentes não-carcaça de cordeiros suplementados com doses crescentes de concentrado

Autores

  • Tadeu Voltolini Embrapa Semi-Árido
    • Salete Moraes Embrapa Semi-Árido
      • Gherman Araújo Embrapa Semi-Árido
        • Luiz Pereira Embrapa Gado de Leite
          • Rafael Santos Embrapa Semi-Árido
            • André Neves Embrapa Gado de Leite

              Palavras-chave:

              Capim-bufel, Cenchrus ciliaris, Suplementação com concentrado

              Resumo

              O uso de concentrados para ovinos mantidos em pastagens de capim-bufel pode melhorar o desempenho produtivo e os parâmetros de carcaça dos mesmos. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho produtivo e os parâmetros de carcaça de ovinos mantidos em pastagens de capim-bufel recebendo doses crescentes de suplemento concentrado. As doses de concentrado utilizadas foram: 0; 0,33; 0,66 e 1,0% na matéria seca do suplemento em relação ao peso corporal dos animais. Foram utilizados 40 cordeiros, dez animais por tratamento, com peso corporal inicial médio de 16,5 ± 2,0 kg e peso final de 20,97 kg, distribuídos em quatro grupos. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado. As doses de concentrado não influenciaram o peso de carcaça quente nem fria. Entretanto, o aumento nas doses de concentrado proporcionou maior rendimento de carcaça quente e fria. O peso e a proporção do peso corporal de abate (PCA) de sangue, cabeça, couro, coração, pulmão, rim e fígado (componentes não carcaça) e o peso e proporção da meia carcaça de pernil, paleta, carré, costela, pescoço e lombo (cortes cárneos comerciais) não foram afetados pelo aumento nas doses de concentrado. O intestino cheio em proporção ao PCA foi menor com o aumento de concentrado, enquanto que o peso do carré aumentou com as maiores doses de concentrado.

              Downloads

              Os dados de download ainda não estão disponíveis.

              Downloads

              Publicado

              2011-04-27

              Edição

              Seção

              Zootecnia

              Como Citar

              VOLTOLINI, Tadeu; MORAES, Salete; ARAÚJO, Gherman; PEREIRA, Luiz; SANTOS, Rafael; NEVES, André. Rendimentos de cortes comerciais e componentes não-carcaça de cordeiros suplementados com doses crescentes de concentrado. Revista Ciência Agronômica, [S. l.], v. 42, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revistacienciaagronomica/article/view/84143. Acesso em: 20 maio. 2026.