Artificial neural networks for predicting backwashing in screen filters for irrigation

Autores

  • Madilo Lages Vieira Passos Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-2495-1612
  • Alan Bernard Oliveira de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Adunias dos Santos Teixeira Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Wagner Oliveira Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Inteligência Computacional, Multilayer Perceptron, Carga de Pressão

Resumo

A implementação criteriosa do sistema de filtragem é indispensável na manutenção do funcionamento do sistema de irrigação. Objetivou-se realizar a modelagem da pressão para retrolavagem em função da qualidade da água e da carga de pressão de entrada em filtros, via redes neurais artificias. O experimento foi conduzido no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE. Utilizou-se sensor de pH (potencial hidrogeniônico), sensor de turbidez, sensor de sólidos totais dissolvidos (STD) e sensor de temperatura para aferir as características da água. Utilizou-se sensor transdutor de pressão para quantificação da perda de carga e necessidade de limpeza dos filtros. Para predição da necessidade de limpeza dos filtros para irrigação, construiu-se uma estrutura hidráulica com sistema de filtragem do tipo tela com número de malha (mesh) de 120 e limpeza mediante retrolavagem. A necessidade de limpeza estimada pelas redes neurais artificiais do tipo multilayer perceptron feedfoward com arquitetura 2-4-1, apresentaram bom desempenho na modelagem da evolução temporal da carga de pressão no sistema de filtragem de tela (120 mesh). Já o ajuste da carga de pressão a partir das características de qualidade da água pH, turbidez, sólidos totais dissolvidos e temperatura, teve baixo desempenho.

   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madilo Lages Vieira Passos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Atualmente é mestrando em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola com ênfase em irrigação.

 

Alan Bernard Oliveira de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Irrigação, Salinidade Fruticultura e Horticultura.

Adunias dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola e de Biosistemas - University of California - Davis (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Manejo de Irrigação e Otimização.

Carlos Wagner Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Atualmente é professor da Universidade Federal do Cariri. Atua no Curso de Agronomia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. É líder do grupo de pesquisa e extensão Laboratório Estatística Modelagem e Geoprocessamento (LEMGE). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Sensoriamento Remoto, Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de água e solo, sensoriamento remoto, uso e ocupação, consumo de água e evapotranspiração.

Downloads

Publicado

2024-02-22

Edição

Seção

Engenharia Agrícola

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.