Multivariate analysis applied to evaluate the spatial variability of a soil subjected to conservation management

Autores

Palavras-chave:

Atributos físico-químicos do solo, Cultivo orgânico, Sistema agroflorestal

Resumo

   

O monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo é uma importante ferramenta para o gerenciamento de uma lavoura. Métodos estatísticos multivariados associados a geoestatistica vêm sendo aplicados visando avaliar de forma conjunta a influência de diferentes atributos, na variabilidade espacial do solo.  Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi aplicar a análise multivariada de componentes principais para mapear a variabilidade espacial do solo de uma área submetida a diferentes práticas de manejo conservacionistas, identificando os atributos físico-químicos mais relevantes. Amostras deformadas e indeformadas de solo foram coletadas e georeferênciadas em 99 pontos nas camadas entre 0,00-0,10 m e 0,10-0,20 m da área de estudo para mensuração dos atributos físico-químicos do solo. A análise multivariada por componentes principais (CPs) foram aplicadas nos dados dos atributos físico-químicos do solo. A geostestatistica foi aplicada nos CPs com maior capacidade explicativa visando avaliar a dependência espacial e gerar mapas de variabilidade espacial. A variância dos atributos do solo foi explicada pelos oito primeiros CPs. A densidade do solo, densidade de partícula e o pH foram os atributos que mais influenciaram na variabilidade espacial do solo, uma vez que apresentaram as maiores correlações com o CP de maior poder explicativo. Os CPs que apresentaram correlação com ao menos dois atributos do solo apresentaram dependência especial moderada (CP1 e CP6) e forte (CP2, CP4 e CP5). Os mapas gerados possibilitaram identificar a influência da variabilidade dos atributos do solo mais relevantes de forma conjunta, possibilitando caracteriza regiões com diferentes práticas de manejo conservacionistas.

   

Biografia do Autor

  • Carlos José da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Doutorando em Agrobiologia pela UFRRJ, Mestrado em Engenharia Agrícola e ambiental pela UFRRJ, Pós graduação em Sustentabilidade e Biodiversidade Pela UES, graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é efetivo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. , atuando principalmente no seguinte tema: jardinagem, paisagismo, botânica, mecanização agrícola, agrobiologia, FBN.

     
  • Caroline Souza da Fonseca, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFRRJ e atualmente mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da UFRRJ, atuando na área de agricultura de precisão.

     
  • João Henrique Gaia Gomes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    João Henrique Gaia Gomes, é Engenheiro Civil (UNESA) e Engenheiro Agrícola e Ambiental formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Esp. em Engenharia de Segurança do Trabalho, MSc. em Meio Ambiente e DSc. em Manejo e Qualidade Ambiental pelo pela UFRRJ, tendo sido monitor da área de Energia e Máquinas, e bolsista da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz/FEALQ (Departamento de Solos da UFRRJ). Ao longo dos projetos desenvolvidos, atua na área de morfologia, gênese e classificação de solos com ênfase em: processos erosivos em estágio avançado, geotecnologias (Drone e Laser) aplicadas ao mapeamento; e também na área de agricultura de precisão onde se desenvolve testes de modelos geoestatísticos, definição de zonas de manejo e aplicação de insumos à taxa variável.

     
  • Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

    Marcos Gervasio Pereira é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), concluiu o doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) nesta Instituição em 1996. Atualmente é professor Titular do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi chefe do Departamento de Solos, no período de 2000 a 2001. De abril de 2009 até outubro de 2013 foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo (CPGA-CS) da UFRRJ. A partir de outubro de 2013 passa a ser Coordenador Substituto do CPGA-CS. É orientador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, na UFRRJ. Bolsista de Produtividade 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

     

Downloads

Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

Engenharia Agrícola