Nutrient cycling in dairy systems under different levels of intensification
Autores/as
- Ematerce
- Instituto Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0062-7554
- Universidade Federal do Ceará
- Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1084-2418
- Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-7817-8210
Palabras clave:
Serrapilheira Capim-Mombaça. Nitrogênio. Suplementação. Pastagens.Resumen
Descargas
Biografía del autor/a
, Ematerce
Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2009), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2012) e Doutorado em Zootecnia pelo programa de doutorado integrado (PDIZ) das Universidades Federais do Ceará, Paraíba e Rural de Pernambuco com área de concentração em forragicultura (2016). Tem experiência na área de zootecnia, com ênfase em manejo, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de pastagens, produção e conservação de forragem, nutrição de ruminantes e produção animal. Foi membro efetivo da Comissão Estadual de Educação em Zootecnia do Conselho de Medicina Veterinária do Ceará e professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego pela Fundação da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Assessor Regional da Ematerce em baturité.
, Instituto Federal do Ceará
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (2001), mestrado (2004) e Doutorado (2011) em Zootecnia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo de Pastagens e Planejamento Agropecuário, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho produtivo, manejo da pastagem e do pastejo e planejamento de sistemas agropecuários. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará.
, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Desde 12 de julho de 2021 é professor titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará. É avaliador externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, das Fundações de Apoio à Pesquisa de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Rondônia, da EMBRAPA, das Universidades Federais do Maranhão e do Rio Grande do Norte, do Estado da Bahia, do Estado do Ceará e revisor ad-hoc das revistas Grass and Forage Science, Animal, Science of the Total Environment, Journal of Agricultural Science, Livestock Science, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Revista Ciência Agronômica, Acta Scientiarum, Semina-Ciências Agrárias, Revista Brasileira de Ciências Agrárias e Acta Veterinaria Brasilica, da Sociedade Brasileira de Zootecnia e da Sociedade Nordestina de Produção Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: ecofisiologia e manejo de plantas forrageiras, conservação de forragens, aproveitamento de alimentos alternativos, análise bioeconômica de sistemas de produção animal e Modelagem em ecossistemas pastoris.
, Universidade de São Paulo
Doutorando no programa de Pós-graduação em Ciência Animal e Pastagens - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. Mestre em Zootecnia (Nutrição Animal e Forragicultura) pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (2019). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (2016). Estagiou na empresa Cargill-Alimentos LTDA (nutron), desenvolvendo atividades em Bovinocultura de Leite. Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Agroindústria Tropical) na área de Melhoramento Vegetal. Atuou como bolsista de Iniciação Científica-CNPq, auxiliando em pesquisas direcionadas á produção de pequenos ruminantes e manejo de pastagens cultivadas em regiões tropicais. Foi estagiário do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura e do Setor de Forrragicultura da Universidade Federal do Ceará-UFC, atuando na área de produção de pequenos ruminantes,manejo de pastagens cultivadas, métodos de conservação de forragem, nutrição de pequenos ruminantes e manejo de plantas forrageiras em sistemas de sequeiro.
, Universidade Federal do Tocantins
José Neuman possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1990) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Tocantins e orientador de mestrado e doutorado nos programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins e da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de subprodutos da agroindústria, produção de bovinos de leite e corte em pastagens tropicais e suplementação alimentar. Atua como consultor ad hoc nos seguintes periódicos: Ciencia Rural, Agrária, Ciência Animal Brasileira, Ciência Agronômica, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Archivos de Zootecnia, Revista Brasileira de Zootecnia, dentre outras.