Síndrome de Turner – desfecho de uma gestação espontânea

Autor/innen

  • Carla Antoniana Ferreira de Almeida Vieira Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0003-1953-7513
  • Eveline Gadelha Pereira Fontenele Universidade Federal do Ceará
  • Áurea Maíla Albuquerque Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará
  • Rosana Quezado Universidade Federal do Ceará
  • Ângela Delmira Nunes Mendes
  • Rejane Araújo Magalhães Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n2p69-72

Schlagwörter:

Síndrome de Turner. Gravidez de alto risco. Complicações na gravidez.

Abstract

Objetivo: A Síndrome de Turner afeta aproximadamente 1:2.500 meninas nascidas vivas e decorre da ausência completa ou parcial do segundo cromossomo X. Embora o hipogonadismo e a infertilidade sejam os achados mais frequentes, 2-5 % das mulheres podem apresentar gravidez espontânea. O objetivo deste trabalho é relatar o desfecho de gravidez espontânea em uma portadora de Síndrome de Turner e apresentar uma revisão sobre o manejo dessa associação incomum.  Relato do caso: Paciente, com Síndrome de Turner diagnosticada aos 8 anos, cariótipo 45,X(4%)/46,XX(96%), apresentou desenvolvimento puberal espontâneo e menarca aos 15 anos. Aos 28 anos engravidou espontaneamente. Na 32ª semana de gestação, ultrassonografia revelou hidropsia fetal, placentomegalia e polidramnia. A gestação evoluiu para trabalho de parto prematuro, com óbito do recém-nascido no dia seguinte. A paciente desenvolveu depressão pós-parto. Conclusão: A gestação espontânea em uma mulher com Síndrome de Turner é um evento raro. Há um aumento de risco de malformações fetais, abortos espontâneos e natimortos. Gestantes portadoras da síndrome apresentam uma frequência elevada de complicações e alta taxa de mortalidade. As complicações mais comuns são diabetes gestacional, hipotireoidismo, hipertensão, pré-eclâmpsia, eclâmpsia e maior risco de dissecção/ruptura da aorta, sendo fundamental o acompanhamento multidisciplinar pré-concepcional e pré-natal.

Autor/innen-Biografien

  • Carla Antoniana Ferreira de Almeida Vieira, Universidade Federal do Ceará

    Formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 2012. 

    Especialista em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Walter Cantídio - Universidade Federal do Ceará, conluída em Fevereiro de 2015. 

    Residência de Endocrinologia e Metabologia em andamento pelo Hospital Universitário Walter Cantídio - Universidade Federal do Ceará.

  • Eveline Gadelha Pereira Fontenele, Universidade Federal do Ceará
    Médica, Endocrinologista, Doutorado em Biotecnologia, professora adjunta do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Áurea Maíla Albuquerque, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará
    Médica, especialista em Clínica Médica, residente em Endocrinologia, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Rosana Quezado, Universidade Federal do Ceará
    Médica, Endocrinologista, Mestrado em Ciências Médico-cirúrgicas, Preceptora do serviço de Endocrinologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ângela Delmira Nunes Mendes
    Médica, Endocrinologista, Mestrado em Ciências Médicas, Preceptora do serviço de Endocrinologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Rejane Araújo Magalhães, Universidade Federal do Ceará
    Médica, Endocrinologista, Mestranda em Patologia, Preceptora do serviço de Endocrinologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Veröffentlicht

2017-08-24