Gravidez abdominal de 37 semanas com neonato saudável: relato de caso

Authors

  • Mirella Macedo Parente Araújo Maternidade Escola Assis Chataubriant (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raimundo Homero de Carvalho Neto Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Alberto Régio de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n2p59-62

Keywords:

Gravidez abdominal, Nascimento a termo, Gravidez ectópica

Abstract

Gravidez abdominal é uma forma rara de gravidez ectópica com elevada morbidade e mortalidade para a mãe e o feto. O diagnóstico pode ser difícil devido à presença de sintomas inespecíficos e ocorre principalmente em centros com pouco recursos para saúde, onde o acompanhamento pré-natal é precário. Neste estudo, os autores apresentam o caso de uma paciente de 40 anos, atendida em um hospital-maternidade, com gravidez abdominal no curso de 37 semanas e sintomas inespecíficos. O diagnóstico foi realizado previamente ao parto por meio de exame ultrassonográfico, o qual identificou a presença de feto externamente ao útero. Foi realizado o parto por via abdominal com nascimento de neonato saudável. A gestação abdominal pode ser classificada em primária ou secundária segundo sua origem. As principais complicações maternas são sangramentos graves, fístulas intestinais e sepse. O feto pode apresentar malformações como assimetria craniofacial, deformidade de membros e sistema nervoso central. Quando realizado o diagnóstico precoce com menos de 20 semanas, pode ser orientado a interrupção da gestação ou um parto precoce, com 34 semanas, quando o diagnóstico é realizado após 20 semanas gestacionais.

Author Biographies

  • Mirella Macedo Parente Araújo, Maternidade Escola Assis Chataubriant (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Médica, Residente de Ginecologia e Obstetrícia pela Maternidade Escola Assis Chataubriant (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Raimundo Homero de Carvalho Neto, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand - MEAC/UFC (1993). Médico concursado da Universidade Federal do Ceará (1995) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atualmente é Coordenador do Centro Obstétrico e Emergência da Maternidade-Escola. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ultra-sonografia, Assistência pré-natal, Cirurgia Ginecológicas (abordagem vaginal e vídeo-laparoscópica).
  • Francisco Alberto Régio de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982) e mestrado em Toco-Ginecologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é médico ginecologista do Hospital Geral de Fortaleza e Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Preceptor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Published

2018-06-19