Desafios na educação em saúde na doença de Parkinson: construção e validação de um manual para pacientes
DOI:
https://doi.org/10.36517/rmufc.v65e93340.2025Palabras clave:
Doença de Parkinson, Educação em Saúde, Estudo de Validação, Letramento em Saúde, Tecnologia EducacionalResumen
Objetivo: Desenvolver e validar material educativo destinado às pessoas com doença de Parkinson para facilitar o entendimento sobre a doença, incluindo quadro clínico, tratamento e terapêutica não farmacológica. Metodologia: Estudo metodológico com abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido em três etapas: construção do manual, validação por especialistas e validação pelo público-alvo. O manual “Viver com Parkinson” aborda os sintomas, o tratamento, as complicações e as estratégias de enfrentamento da doença de Parkinson. Resultados: O material obteve nível de concordância de 90,93% pelo julgamento dos especialistas e de 98,66% pelo público-alvo, sendo classificado com conceituação máxima por ambos os grupos. Os pacientes consideraram o manual informativo, explicativo e motivador para ações de autocuidado. Conclusão: O manual se mostrou válido quanto ao conteúdo e à aparência segundo especialistas e pacientes com doença de Parkinson, com potencial para promover mudanças adaptativas de autocuidado.
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