Características endoscópicas e anatomopatológicas de uma série de 128 pólipos gástricos diagnosticados no Serviço de Endoscopia do Hospital Universitário Walter Cantídio

Authors

  • Suyanne Maria de Albuquerque Xerez Regadas Universidade Federal do Ceará
  • Geraldo Cezário de Lázaro Filho Universidade Federal do Ceará
  • Sergio Henrique Brito Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • José Telmo Valença Universidade Federal do Ceará
  • Luciano Monteiro Franco Universidade Federal do Ceará
  • Miguel Ângelo Nobre e Souza Universidade Federal do Ceará
  • Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n2p23-27

Keywords:

Pólipos, Endoscopia, Biópsia, Neoplasias gástricas.

Abstract

Objetivo: Avaliar a correlação entre o diagnóstico endoscópico e anatomopatológico dos pólipos gástricos e buscar possíveis associações. Metodologia: Estudo retrospectivo com análise de 128 pólipos em 121 pacientes , cujas informações foram colhidas a  partir dos bancos de dados dos setores de endoscopia e patologia do HUWC-UFC, no período de maio de 2010 a maio de 2012. Resultados: 22% dos pacientes eram do sexo masculino e 78%  do feminino. Quanto às características endoscópicas, observamos mais comumente pólipos únicos, localizados no corpo e medindo menos que 1,0 cm, 60,9% dos pólipos eram hiperplásicos, 17,2% inflamatórios, 9,4% de glândulas fúndicas e 4,6% adenomas. A análise comparativa entre os adenomas e os demais pólipos definiu que 50% dos adenomas eram maiores que 1 cm, enquanto que 88% dos não-adenomas eram menores que 1 cm (p<0,05). 66,7% dos pólipos adenomatosos localizaram-se no antro, enquanto que os pólipos não-adenomatosos ocorreram em 31% dos casos (p = 0,08). Conclusão: Houve predominância dos pólipos não-adenomatosos, principalmente do tipo hiperplásico. A associação da histologia de adenoma com pólipos maiores que 1,0 cm e localizados no antro foi encontrada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Telmo Valença, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado nivel 1 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hepatopatologia e Dermatopatologia. Realizou treinamento em Patologia do Transplante Hepático no King's College Hospital, London, 2011. Atual supervisor do Programa de Residência Médica em Patologia.

Miguel Ângelo Nobre e Souza, Universidade Federal do Ceará

Miguel Angelo Nobre e Souza concluiu o Doutorado em Medicina pela universidade de São Paulo em 1998. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceara . Trabalha com endoscopia digestiva, sendo chefe da Unidade de Endoscopia Digestiva do HU/Universidade Federal do Ceará e o atual presidente da unidade do Ceará da Sociedade Brasileira de Endoscopia. Pesquisa sobre a fisiopatologia e tratamento da doença do refluxo gastroesofágica, doença de chagas, e outras anormalidade digestivas. Coordena projetos de residência médica e PPSUS.

Marcellus Henrique Loiola Ponte de Souza, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Medicina (1996) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Residência Médica em Clínica Médica e Gastroenterologia Clínica (1997 - 2000) pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto- USP, Especialista em Endoscopia digestiva pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva- SOBED (2000), Especialista em Gastroenterologia, pela Federação Brasileira de Gastroenterologia- FBG (2013). Doutorado em Clínica Médica (2002) e Livre-Docência em Gastroenterologia (2012) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Pós doutorado com bolsa Capes- Prodoc no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC (2002- 2003). Desde 2003 é professor da Faculdade de Medicina, da Universidade de Federal do Ceará. Tem experiência na area de Gastroenterologia e Farmacologia Gastrintestinal, atuando principalmente no campo da Inflamação Gastrintestinal, Motilidade Digestiva e Doenças Inflamatórias Intestinais. Como pesquisador bolsista do CNPq, desde 2007, participou da autoria de oito dezenas de artigos originais e orientou 11 mestrados e 10 doutorados nas pós graduações de Farmacologia e Ciências Médicas. Atualmente é supervisor da residência em Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário Wálter Cantídeo- UFC, Membro da Câmara de Assesoramento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FUNCA, Chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica, dos Hospitais Universitários, da Universidade Federal do Ceará, filial EBSERH e atual Presidente da Associação Cearense de Gastroenterologia- FBG (2014- 2016).

Published

2015-12-31