Gestão documental:

Desafios para implementação em uma organização não governamental

Auteurs

Mots-clés :

Gestão documental., Organização Não Governamental, Organização de documentos.

Résumé

A gestão documental é um imperativo necessário às organizações, para possibilitar organização e recuperação de documentos, quando requeridos, nesse contexto o estudo objetiva evidenciar alguns percursos relativos à Gestão Documental no âmbito de uma Organização Não Governamental (ONG). Metodologicamente se configura como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir dos métodos da pesquisa-ação, na medida em que os profissionais envolvidos se inserem no âmbito organizacional e implementam etapas e processos que oportunizem uma efetiva gestão documental. Como principais resultados destacam-se a existência de desafios para garantir a gestão documental, como por exemplo a falta de um local adequado para salvaguarda dos documentos, a inexistência de materiais como guias ou manuais que auxiliem na elaboração padrão de documentos, além da falta de critérios básicos que oportunizem a organização da massa documental. Um outro desafio é a falta de tempo dos membros da organização no que diz respeito ao auxílio na elaboração de políticas e instrumentos para oportunizar a gestão documental. Conclui-se que, embora a gestão documental seja um ponto necessário para organização e recuperação de documentos necessária à rotina administrativa, ainda não destinou-se tempo para reflexão e elaboração de planos e produtos de informação que tragam eficiência à gestão documental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE/UFC). 

Juliana de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE/UFC).

Publiée

2023-01-20

Numéro

Rubrique

GT 11 - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, MUSEOLOGIA