Brincadeiras da cultura popular em Juazeiro do Norte-CE

trânsitos e dinâmicas plurais

Autores

  • Antonio Lucas Cordeiro Feitosa Universidade Regional do Cariri (Unidade Descentralizada de Iguatu))

DOI:

https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71139

Resumo

Neste artigo, a partir de pesquisa de orientação etnográfica desenvolvida entre os anos de 2016 e 2020, objetivo descrever alguns dos trânsitos e das dinâmicas plurais que têm caracterizado uma das “brincadeiras” mais comuns da “cultura popular” em Juazeiro do Norte, o reisado. Ao mesmo tempo, procuro compreender alguns dos significados atribuídos a essa “cultura popular” e como tais significados têm sido acionados em relação ao bairro mais populoso da cidade, o João Cabral, forjando-o como “um dos berços da cultura” ao mesmo tempo em que ele é concebido na cidade como periferia violenta. Em vista das dinâmicas assinaladas, é possível pensar o bairro e a “cultura popular” como constituídos a partir de multiplicidades que se entrecruzam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Lucas Cordeiro Feitosa, Universidade Regional do Cariri (Unidade Descentralizada de Iguatu))

Doutorando em Sociologia pelo PPGS/UFC. Mestre em Sociologia pelo PPGS/UFPB e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA/Crato-CE).

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Cordeiro Feitosa, A. L. (2021). Brincadeiras da cultura popular em Juazeiro do Norte-CE: trânsitos e dinâmicas plurais. Revista Vazantes, 5(1), 142–178. https://doi.org/10.36517/vazppgartesufc2021.1.71139