Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Todo o material encaminhado à Revista Ameríndia precisa ser inédito.
2. Apenas graduados, mestres e doutores poderão submeter manuscritos para a RA. Serão aceitos artigos, propostos por graduandos, desde que configure sistema de autoria partilhada* (coautoria), com possuidores de títulos de graduados mestres ou doutores.
* Sugerimos que no caso de submissões em sistema de autoria partilhada, leve-se em consideração a efetiva participação dos autores na elaboração do trabalho, independentemente das suas respectivas titulações.
3. Não serão publicados mais de um artigo de um mesmo autor em um mesmo volume, mesmo que em se tratando de autoria partilhada (coautoria).
4. Os artigos, resenhas ou entrevistas devem ser escritos em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento simples.
5. Os artigos podem ter entre 40.000 e 60.000 caracteres, considerados os espaços. O resumo deve apresentar no máximo, 1500 caracteres (incluídos os espaços) e incluir 3 palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados em português (ou espanhol) e também em inglês.
6- As resenhas podem ter entre 5.000 e 20.000 caracteres (incluídos os espaços). As submissões das resenhas de livros só podem ser aceitas se: a) a primeira edição em português ou espanhol da obra resenhada tenha sido publicada há, no máximo, cinco anos; b) a obra resenhada for, originalmente, escrita, em idioma diferente do português e do espanhol e ainda não existam traduções integrais para tais idiomas.

7- As entrevistas não podem ultrapassar 80.000 caracteres (incluídos os espaços). Devem ser precedidas de um resumo (nos mesmos moldes daqueles solicitados para os artigos) que as contextualize e que justifique a importância de sua publicação. Normativamente, as entrevistas, seguem as mesmas diretrizes aplicadas aos artigos e resenhas.

É obrigatório, junto ao envio da entrevista, anexar a carta de cessão do entrevistado.

Na introdução ou cabeçalho da entrevista deve constar as seguintes informações:
SOBRENOME DO ENTREVISTADO, Nome. [idade]. [mês e ano da entrevista]. Entrevistador: NOME E SOBRENOME. Nome da cidade, estado. Data completa da entrevista.

8- As referências bibliográficas e de outra natureza devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt, espaçamento simples, como nos exemplos abaixo:
8.1- Em se tratando de Artigos em periódico:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico, volume (número/fascículo): pág. inicial-pág. final.
8.2- Em se tratando de Artigos relativos a eventos:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc.), nº, cidade, ano. Anais... Cidade, Sigla. volume: pág inicial-pág final.
8.3- Em se tratando de Artigos em coletânea:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.
8.4- Em se tratando de livros:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. edição., Cidade, Editora, total de páginas.
8.5- Em se tratando de Capítulos de livros:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (edição), Título do livro. Cidade, Editora, p. pág inicial-pág final.
8.6- Em se tratando de Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (mestrado, doutorado). Universidade, número total de páginas.
8.7- Em se tratando de referências de sites e textos eletrônicos:
Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto.     Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:
FONTE/SITE. Ano de publicação. Titulo do texto. Disponível em: http://.     Acesso em: dd/mm/aaaa.
8.8- Jornais e revistas, órgãos e instituições:

Todos os textos de jornais e revistas devem constar nas referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:
SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Titulo do texto. Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).
Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a eferência assim:
Fonte (Orgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Titulo do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

9-Notas e Citações

9.1- As notas devem ter caráter exclusivamente explicativo e devem ser remetidas ao final do texto, em todas as modalidades de trabalhos submetidos à RA (artigos, resenhas ou entrevistas).
9.2- As citações de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas em corpo menor (11 pt), sem aspas e com recuo à esquerda de 4,0 cm. Em todos os casos opta-se pelo modelo autor/data.

10 - As referências para fontes e documentos devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt, espaçamento simples, como nos exemplos abaixo:
Autor. Tipo de Documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização seguidas de vírgula.

10.1- Para materiais iconográficos
Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia, etc), demais informações seguidas por vírgula.

10.2- Para materiais cartográficos
Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.

10.3-Para materiais sonoros
Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

10.4-Para partituras
Autor. Título em itálico. Local: editora, data. Designação específica (1, 2, 3 partitura). Instrumento a que se destina. Demais informações seguidas de vírgula.

10.5-Para documentos tridimensionais
Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)

10.6-Para patentes
Entidade e/ou autor responsável. Título em itálico. Número da patente, data (do período de registro).

10.7-Para materiais constantes na Internet
Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em<http://> e Acesso em dd/mm/aaaa.

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