Marcuse e a importância política da sensibilidade
Palavras-chave:
Marcuse. Sensibilidade. Libertação. Transformação política.Resumo
Na sua obra Um Ensaio sobre a Libertação (1969), Marcuse procura fundamentar a necessidade humana por liberdade em bases pulsionais, “biológicas”, retomando diversos temas trabalhados por ele anteriormente e analisando os acontecimentos políticos do final da década de 1960. O conceito de “sensibilidade” ganha importância política por representar uma dupla práxis: a negação do estabelecido e a afirmação do desejo de libertação. Apesar do compromisso de Marcuse com a teorização da libertação estar fortemente presente no Ensaio, isto não isenta suas perspectivas sobre o socialismo e a libertação de falhas sociais, históricas e políticas, nem de problemas conceituais importantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.