Falibilismo e matemática em Charles S. Peirce
Palavras-chave:
Falibilismo. Matemática. Epistemologia. Lógica.Resumo
A doutrina falibilista de Charles Sanders Peirce (1839-1914) afirma que, por meio do raciocínio, não podemos nunca obter certeza, exatidão e universalidade absolutas. Não havendo de modo algum um saber conclusivo a partir de inferências prováveis, haveria infalibilidade em se tratando de proposições matemáticas do tipo 2+2=4? Os comentadores do filósofo norte-americano não são unânimes a este respeito. O presente artigo discute a hipótese de que há uma certeza lógica inerente ao juízo matemático, o que, no entanto, não se conforma a uma certeza epistemológica. O que o falibilismo assevera é a impossibilidade de uma axiomática em se tratando de questões de fato, mas a matemática não afirma nada de verdadeiro a não ser a respeito de coisas hipotéticas. Porém, é falível em seu caráter experimental, explicitado na divisão que Peirce faz entre dedução corolarial e teoremática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.