Fausto e a dúvida cartesiana
Palavras-chave:
Goethe. Fausto. Dúvida. Modernidade.Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise dos temas fundamentais do Fausto de Goethe (1749- 1832). Nessa análise tentamos elucidar o enfrentamento de Fausto diante das questões pertinentes à condição do homem da modernidade, a exemplo da angústia, do desamparo, da falta de fé, da finitude, da relação com a natureza e com o absoluto etc. Este texto constitui-se basicamente de duas partes. A primeira compreende as questões que destacamos ser a problemática inicial do tema de Fausto, enfocando a dúvida e a solidão na cena “Noite”. Para nós, essa cena é o episódio emblemático da transformação de Fausto na tragédia goethiana. Nela, o protagonista lança os alicerces que sustentam a sua existência desmedida ao permitir que a dúvida ceda lugar à insaciabilidade, representada por um Fausto mefistofélico, arquétipo dos tempos modernos. A segunda parte é a relação de um ponto das Meditações de Descartes com a “Noite” do Fausto, ligação que se justifica pela importância daquele como o filósofo que inaugura o pensamento moderno e apresenta, dentre seu vasto legado filosófico, a dúvida enquanto carência de conhecimento (ciência) e demonstração do ceticismo do homem diante dos fundamentos da existência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.