O lugar dos fatos na Teoria Pictórica

Autores

  • Manoel Pereira Lima Junior

Palavras-chave:

Fato. Proposição. Verdade. Teoria pictórica.

Resumo

Neste artigo, pretendemos investigar o papel que os fatos cumprem na teoria pictórica do Tractatus de Wittgenstein. Com efeito, tal ‘teoria’ pretende que a proposição seja um modelo dos fatos. Desse modo, nossa análise deve girar em torno da capacidade que uma proposição tem de representar um fato e de que maneira um fato se relaciona com a verdade. Assim sendo, a nossa abordagem será uma análise filosófica das condições de enunciação de um discurso significativo sobre o mundo. Portanto, pretendemos identificar qual é a contribuição da chamada ‘teoria pictórica’ do Tractatus para o campo da ciência e para o campo da filosofia, já que, nesta obra, Wittgenstein determina os limites do que é dizível e do que apenas pode-se mostrar. Por conseguinte, a noção de ‘fato’, no Tractatus, é basilar para um entendimento do que seja a ‘verdade’ de acordo com a teoria pictórica. E isso, parece-nos ser relevante para a filosofia da linguagem contemporânea, visto que tem prevalecido certa noção de verdade como contingência e não como necessidade na contemporaneidade. Essa interpretação, certamente, é uma herança do Tractatus que foi sendo incorporada e modificada pelos filósofos da linguagem, inclusive o próprio Wittgenstein na sua última fase, a das Investigações Filosóficas.

Biografia do Autor

Manoel Pereira Lima Junior

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Conhecimento e Linguagem