O anúncio da nova scientia: a relevância da filologia no pensamento de Giambattista Vico
Palavras-chave:
Filologia. Senso comum. Direito.Resumo
O presente trabalho objetiva explicitar alguns elementos acerca da gênese da idéia de uma nuova scienza em Giambattista Vico, tendo como base o escrito De uno universi iuris uno principio et fine uno ou simplesmente Il Dirittto Universale, publicado em 1720. A idéia de uma nuova scienza da vida civil, realizada na Scienza Nuova, foi anunciada pela primeira vez, no capítulo do Dirittto Universale, a saber, Onde se tenta uma nova ciência [Nova Scientia Tentatur]. Este capítulo marca o início do processo de maturação filosófica que conduziu o autor à elaboração de sua obra principal, a Scienza Nuova. A importância do trabalho do Dirittto Universale para esta exposição diz respeito à sua reflexão sobre o direito, uma vez que já estão formuladas muitas das questões nas quais se desenvolverá o seu projeto de uma nuova scienza do saber humano. Nesse sentido dividimos a exposição em dois momentos: o primeiro, intitulado O direito natural das gentes: Vico e o Dirittto Universale, ressaltamos o texto do Dirittto Universale, apresentamos os primeiros elementos que proporcionaram o advento da idéia de uma nuova scienza do saber humano; o segundo, a saber A Scienza Nuova prima: os princípios de uma nova ciência do saber humano, buscamos expor a progressão dos argumentos iniciados já no Dirittto Universale, agora valendo-se da leitura da Scienza Nuova de 1725.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.