Ecos de Nietzsche na Teoria da Ciência de Max Weber
Palavras-chave:
Teoria do conhecimento. Nietzsche. Weber. Verdade. Valor.Resumo
O presente artigo procura evidenciar as influências do filósofo alemão Friedrich Nietzsche na teoria da ciência de Max Weber. Por maiores que sejam as discrepâncias entre os pensamentos desses dois autores – e não podemos deixar de salientar: são muitas – há, certamente, inúmeros pontos afins e que compõem uma gama enorme de possibilidades de estudos comparativos. Este trabalho representa somente uma parte deste universo pouco explorado, mas bastante rico. Certo é: podemos sim encontrar em Max Weber resquícios do pensamento de Nietzsche. Não é tarefa das mais fáceis, dado que o sociólogo pouco versava em seus textos sobre a influência do filósofo alemão. Através deste ensaio procuramos deixar às claras, na medida do possível, quais eram tais influências.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.