A dialética do começo na ciência da lógica de Hegel: o Ser-aí (Dasein) como resultado da dialética Ser-nada-devir
Palavras-chave:
Dasein. Hegel. Ciência da Lógica.Resumo
Busca-se analisar o desenvolvimento especulativo do ser que Hegel apresenta em sua exposição da Doutrina do Ser, especificamente seu primeiro momento, a Qualidade. Todas as categorias que constituem o desenvolvimento do ser se realizam por efeito do devir. Aliás, poder-se-ia dizer que toda a filosofia de Hegel é uma filosofia do processo ou do devir. A primeira determinidade do ser como pensamento determinado por seu devir é a qualidade; nela, mediante o princípio dialético contido na contradição entre ser e nada, cada momento do desenvolvimento do ser se nega a si mesmo dentro de si. O movimento dialético conduz da qualidade à quantidade e, logo após, à medida, que é a verdade da qualidade e da quantidade, unidade na qual toda mudança quantitativa indica simultaneamente uma mudança qualitativa. Assim, nossa proposta é expor a categoria Ser-aí (Dasein) como resultado do processo efetivado na Doutrina do Ser, que determina pelo método dialético seu significado exato e o seu encadeamento necessário, sendo uma verdadeira determinação progressiva do ser-em-si, ou seja, do começo da ciência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.