A condição estratégica do exercício do poder em Michel Foucault
Palavras-chave:
Agonística. Estratégia. Liberdade. Poder.Resumo
Qual o sentido na pergunta “o que é o poder?” Para Michel Foucault, tal formulação, não tem importância. O importante é descrever o poder como exercício de estratégias. Desta forma, a interpretação tradicional do poder como posse de um rei, de uma classe ou grupo precisa ser abandonada. Este artigo apresenta como principal objetivo, analisar a leitura foucaultiana sobre o mecanismo do poder, enquanto relações agonísticas estratégicas entre poder e liberdade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.