Marx e a crítica contemporânea à pós-modernidade

Autores

  • Antonio Glaudenir Brasil Maia
  • Renato Almeida de Oliveira

Palavras-chave:

Marx. Crítica. Pós-modernidade.

Resumo

Quando nos deparamos com a crítica contemporânea à pós-modernidade observamos o fato desta não ser considerada uma ‘novidade’, ‘teoria’ inaudita. Ao contrário, ela representa apenas os interesses do poder econômico que domina a sociedade atual, designando-a seja como a lógica cultural do capital, como pensa Jameson, seja como o mundo dos negócios, segundo a propositura de Eagleton, ou um novo momento pelo qual passa o capital, afundado em uma crise estrutural sem precedentes, como defende Mèszàros. Esse horizonte de criticidade tem as suas raízes na reflexão de Karl Marx. A reflexão que segue é um esclarecimento sobre em que sentido algumas das teses marxianas estão presentes na crítica que a contemporaneidade desfere à pós-modernidade. 

Biografia do Autor

Antonio Glaudenir Brasil Maia

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da UFPE; Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade EstadualVale do Acaraú.

Renato Almeida de Oliveira

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará; Professor Assistente do Curso de Filosofiada Universidade Estadual Vale do Acaraú

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos