Da dominação total à dominação global: perspectivas arendtianas sobre a mundialização de um ponto de vista cosmopolítico
Palavras-chave:
Dominação total. Dominação global. Acosmismo. Vita activa. Hannah Arendt.Resumo
A Filosofia de Hannah Arendt foi construída a partir da experiência da dominação total, supostamente política, desenvolvida no século XX, sob o nome de totalitarismo. Este artigo tem como objetivo mostrar que essa mesma filosofia nos permite compreender hoje o que está em jogo na dominação global, de natureza econômica, que podemos designar como globalitarismo. Apoia-se na analítica da vita activa desenvolvida n’A condição humana, a fim de identificar os desafios de um novo pensamento cosmopolítico da mundialização. Trata-se de um triplo cuidado do mundo: ambiental, patrimonial e metanacional; e uma tripla injunção política: ecológica, ecumênica e cosmopolítica, capazes de combater os efeitos do acosmismo induzidos pela globalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.