O processo de formação de proposições e a possibilidade da dúvida no Sobre a Certeza de Wittgenstein
Palavras-chave:
Fundacionalismo. Dúvida. Conhecimento. Certeza.Resumo
No Sobre a Certeza, Wittgenstein discute questões epistemológicas centrais, como a natureza do conhecimento, o ceticismo e a dinâmica da formação de proposições que podem valer ora como regra e ora como empírica. O autor sugere que o conhecimento difere da certeza; esta última serve de base para o conhecimento e, certezas são expressas na forma de proposições fulcrais, i.e., proposições que servem de fundamento para a formulação de proposições empíricas. Proposições fulcrais estão isentas da dúvida porque já foram validadas. Para que seja possível duvidar destas proposições, é necessário a existência de um contexto que permita seu questionamento, do contrário não há a possibilidade de levantar dúvidas. Contudo, proposições fulcrais não são absolutas, pois podem vir a ser empíricas e como tal, sofrer novos questionamentos, dentro de contextos específicos. Este artigo visa entender o processo de estruturação e distinção de proposições fulcrais e empíricas, e como elas são aceitas pela comunidade linguística.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.