From the Philosophical remarks to The unity of science
Palavras-chave:
Ludwig Wittgenstein. Rudolf Carnap. Friedrich Waismann. Fisicalismo. História da filosofia analítica.Resumo
No verão de 1932, Wittgenstein alegou que o recém publicado artigo de Carnap, “Linguagem fisicalista como uma linguagem universal da ciência”, fez extensivo e não-reconhecido uso de suas próprias idéias. Em uma carta para Schlick reclamou que ele “estaria, em breve, em uma situação em que o meu próprio trabalho será considerado uma versão requentada ou plágio do trabalho de Carnap”. Neste artigo, examino a relação entre o artigo de Carnap, posteriormente reimpresso como “A unidade da Ciência”, e a discussão de Wittgenstein sobre tópicos relacionados nos primeiros sete capítulos das “Observações Filosóficas” e outros escritos de 1929 a 1932.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.