Arte e natureza no contrato social
Palavras-chave:
Moral. Contrato social. Comunidade. Política.Resumo
Nosso propósito, neste ensaio, é o de retomarmos a leitura do texto de Rousseau, tendo como referência uma indicação preciosa que se encontra no cap. I do Livro III e que resume de maneira muito simples toda a estrutura do Contrato. A lembrança do texto de Althusser neste preâmbulo é apenas para chamar a atenção do leitor para um tipo de leitura extremamente engenhosa da obra de Rousseau e que merece sempre ser revisitada por quem se debruça sobre a análise do Contrato Social, principalmente porque nos apresenta os vários graus de dificuldade das leituras preocupadas em ver funcionar na prática uma teoria que dificilmente se amolda a qualquer realidade empírica, mas pode ser considerada como uma tentativa de esboçar as condições de possibilidade de toda e qualquer realidade política dada, de qualquer comunidade política constituída na história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.