Luc Ferry e Gianni Vattimo: duas perspectivas filosóficas sobre o fenômeno religioso na contemporaneidade
Palavras-chave:
Fenômeno religioso. Secularização. Religião.Resumo
O artigo discute o fenômeno religioso em seu sentido difuso na sociedade contemporânea, levando-se em conta elementos socioculturais, históricos e, acima de tudo, filosóficos. Tal fenômeno vem interpretado ante ao paradoxo da sociedade secularizada e a presença constante da religião para além da esfera privada. Os intérpretes aqui elencados na discussão são pertencentes a tradição continental: Luc Ferry e Gianni Vattimo. O primeiro destaca-se a ideia de uma ‘transcendência na imanência’ que se vincula a proposta de um ‘humanismo secular’. No segundo, a leitura propositiva do fenômeno religioso implica a crítica dos dogmas institucionais em favor da historicidade da condição humana e a prática da caridade.
Referências
CRESPI, F. A Experiência religiosa na pós-modernidade. São Paulo: EDUSC, 1999. FERRY, Luc; GAUCHET, Marcel. Depois da Religião: o que será do homem depois
que a religião deixar de ditar a lei? Rio de Janeiro: DIFEL, 2008.
MAC DOWELL, J. A. A. Que futuro para o cristianismo? Interações, v. 5, n.7, 2010.
MAIA, A. G.B.; PAULINO, G. Filosofia, religião e secularização. Porto Alegre: Editora Fi/Edições UVA, 2015.
OLIVEIRA, Manfredo A de. A religião na sociedade urbana e pluralista. São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção Temas de Atualidade).
VATTIMO, Gianni. Depois da cristandade. Rio de Janeiro: Record, 2004.
______; O fim da modernidade: hermenêutica e niilismo na cultura pós-moderna.
São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______; DERRIDA, J. A religião: o seminário de Capri. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
______; Non essere Dio – un’autobiografia a quattro mani. Torino: Aliberti edi- tore, 2006c.
______; GIRARD, Renê. Veritá o fede debole? Dialogo su cristianesimo e relativismo. Pisa: Transeuropa, 2006b.
______; Acreditar em Acreditar. Trad. Elsa Castro Neves. Lisboa: Relógio D’Água editores, 1998.
______; ANTISERI, Dário. Ragione filosofica e fede religiosa nell’era postmoderna. Soveria Mannelli: Rubbettino Editore, 2008.
______; D’ARCAIS, Paolo Flores; ONFRAY, Michel. Atei o credenti? Filosofia, poli- tica, etica, scienza. Roma: Fazi editore, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.