Filosofia e educação: por um ensino crítico em tempos temerários

Autores

  • José Aparecido de Oliveira Lima
  • Junot Cornélio Matos

Palavras-chave:

Filosofia e educação. Autorreflexão crítica. Narrativas de vida.

Resumo

O referente artigo tem como característica, problematizar o atual cenário educacional e filosófico no qual nos assombra. Nesse ponto, percebemos que os estudos sobre as políticas e práticas educacionais preconizados pela gestão pública indicam que atualmente vivemos fortes resquícios de um modelo temerário de educação, tradicionalmente circunscrita aos meios dominantes e capitalistas, na qual demanda educar para a segregação e competitividade. Isso reflete uma sociedade com propósitos idealizados na autoafirmação individual. Da mesma forma, estamos inseridos em sistemas de escolarização que configuram uma educação com recortes acentuadamente mercantilista, com forte tendência de instrumentalização das relações e embrutecimento das pessoas. Para Boaventura de Souza (2013) “é possível que estejamos ante uma nova forma de fascismo social, o fascismo desenvolvimentista.” (p, 122).

Biografia do Autor

José Aparecido de Oliveira Lima

Discente do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Filosofia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Grupo de Pesquisa: Filosofia e Educação / Ensino de Filosofia.

Junot Cornélio Matos

Professor do Departamento de Filosofia da UFPE, onde atua na graduação e na Pós-graduação. Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF FILO/Núcleo UFPE. Integrante do Programa de Pós-graduação em Educação – CEDU/UFAL. Editor da Revista Perspectiva Filosófica.

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos