Percepção, sensação e carnalidade na fenomenologia e ontologia de Maurice Merleau-Ponty
Palavras-chave:
Percepção. Sensação. Corpo. Carne.Resumo
O presente artigo trata de descrever e analisar o tema da percepção em três obras de Merleau-Ponty: A natureza da percepção (1934), Fenomenologia da percepção (1945) e O visível e o invisível (1964), mostrando como o autor faz seu percurso em torno da crítica à psicologia e filosofia clássica. O estatuto filosófico presente em suas obras é o da tentativa de superar a relação sujeito-objeto ou o problema do solipsismo e estabelecer a primazia da percepção argumentando como esta se relaciona com a sensação, a corporeidade e a carnalidade. Nesse sentido, o pensamento moderno é posto em xeque e todas as teorias anteriormente estabelecidas é revisada a luz da fenomenologia em seu contato ingênuo com o mundo e da ontologia com a força da experiência perceptiva capaz de fazer da carne, o elemento crucial da sensibilidade e visibilidade, isto é, do mundo mais íntimo da percepção.
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