Materialismo histórico-dialético: gênese e sentidos do método

  • Marsiel Pacífico Doutor e professor da UFAM.

Resumo

O materialismo histórico dialético é uma corrente das ciências humanas, que abrange as áreas das ciências sociais, economia, história e filosofia, predominan- temente. Para a análise do sistema econômico e de todas as suas relações, o mar- xismo, em específico, apoia-se no tripé anunciado em seu próprio nome “materia- lismo histórico-dialético”, cuja metodologia particular de análise permitiu uma visão complexa e revolucionária do capitalismo. E é pela intrínseca relação entre método e corrente de pensamento que, através de revisão bibliográfica, nos de- bruçaremos para analisar de que forma e por quais caminhos históricos o método se constituiu.

Palavras-chave: Materialismo Histórico-Dialético. Metodologia. Marxismo. Epistemologia.

Biografia do Autor

Marsiel Pacífico, Doutor e professor da UFAM.

Doutor em Educação pela UFSCar. Professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas na UFAM.

Referências

ALVES, A. M. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP. 9. ed., 2010.

KUENZER, A. Z. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.

LEFEBVRE, H. Sociologia de Marx. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979. MARX, K. e Friedrich E. A ideologia alemã. 2. ed. São Paulo: Livraria Editora

Ciências Humanas, 1979.

______. O Capital, Livro I, v. I, 13. ed, 1989.

PASCHOAL, A. E. Metodologia da pesquisa em educação: Analítica e dialética. Revista Diálogo Educacional - v. 2, n. 3 - p. 161-169 - jan./jun. 2001.

PIRES, M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a educação. Interface: comunic. saúde, educ. p. 83-94. 1997.

Publicado
2019-04-22
Edição
Seção
Varia