O aborto na perspectiva de Norberto Bobbio (1909-2004)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.22.12

Palavras-chave:

Norberto Bobbio. Aborto procurado. Direito à vida e a viver. Direitos da mulher.

Resumo

O tema desta pesquisa é o aborto procurado na perspectiva filosófico-ética de Norberto Bobbio. O problema que pretendemos responder com esta pesquisa é entender “o porquê” da posição contrária à legalização do aborto procurado, sendo Bobbio um pensador laico e avesso a qualquer profissão de fé religiosa e considerado ainda hoje na Itália intelectual como sendo o “papa laico” do século XX. Objetiva-se, portanto, penetrar em profundidade a perspectiva bobbiana sobre o problema do aborto procurado, que se coloca dentro de uma tríplice relação de direitos inconciliáveis: o direito da sociedade em não ter uma superpopulação, o direito da mulher de não ter os filhos que não deseja ter e, por terceiro, mas não menos fundamental, o direito do nascituro a viver. Para atender a tal objetivo precisa-se apresentar o pensamento de Bobbio sobre o valor da vida enquanto “fonte de todos os demais valores”, enquanto conditio sine qua non para a realização de todos os demais valores; pesquisar as razões que moveram Bobbio a posicionar-se contrário às tendências laicas do final do século XX que defendiam o direito de abortar como “direito da mulher sobre o seu corpo”. Este tema se justifica em nível acadêmico-científico, pois, esta temática apesar de extremamente atual e problemática para a vida em sociedade hoje, não é abordada a partir de uma perspectiva filosófica e ético-política, como o faz Norberto Bobbio, no ano de 1978. Destaca-se ainda a sua relevância social, pois são milhares de abortos clandestinos realizados no Brasil anualmente, em paralelo com milhares de mortes de mulheres vítimas da indústria do aborto. Esta pesquisa é eminentemente bibliográfica, pois analisa-se os principais escritos de Bobbio sobre os direitos à vida e a viver, bem como algumas outras obras de apoio e comentários. Os resultados esperados é, primeiramente, uma compreensão profunda e clara da perspectiva bobbiana sobre as relações que envolvem o problema do aborto procurado, bem como lançar luzes sobre a complexa problemática que afetam uma dentre cinco mulheres hoje.

Biografia do Autor

Jose Francisco de Assis Dias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Toledo

Professor permanente do PPGFIL da Unioeste, campus de Toledo-PR

Referências

BOBBIO, Norberto. “Destra e sinistra” (1994), in Destra e Sinistra: ragioni e significati di una distinzione politica. Roma: Donzelli, 2004, p. 49-153.

BOBBIO, Norberto. “Due paradossi storici e una scelta morale” (1954), in Il dubbio e la scelta. Roma: Carocci, 2001, p. 25-29.

BOBBIO, Norberto. “Il dibattito attuale sulla pena di morte” (1982), in L’ettà dei diritti. Torino: Einaudi, 1997, p. 201-229.

BOBBIO, Norberto. “Laici e aborto”, in Corriere della Sera 106, 107 (1981), p. 3.

BOBBIO, Norberto. “Pro e contro un’etica laica” (1983), in Elogio della mitezza: e altri scritti morali. Milano: Il Saggiatore, 2006, p. 163-181.

BOBBIO, Norberto. “Ragion di stato e democrazia” (1991), in in Elogio della mitezza: e altri scritti morali. Milano: Il Saggiatore, 2006, p. 89-104.

CATTANEO, Mario Alessandro. “La paternità dimenticata”, in Il Sole 24 ore, 27 de Janeiro 1994.

PALMARO, Mario. Ma questo è un uomo: indagine storica, politica, etica, giuridica sul concepito. Cinisello Balsamo (MI): San Paolo, 1982.

Tribunale di Pesaro, 9 de Junho de 1978, sentença n. 108/81 Corte Costituzionale.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

Artigos