O valor da ciência e a busca pela verdade, bem e belo na filosofia de Henri Poincaré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.22.6

Palavras-chave:

Valor da ciência. Ordem e unidade. Utilidade

Resumo

A questão do valor da ciência sempre foi de suma importância para filósofos e cientistas. Poderemos reduzir a ciência a seus resultados utilitários ou a pesquisa científica possui algum valor intelectual intrínseco, independente de sua dimensão prática? Neste artigo abordamos a questão tendo como fio condutor o pensamento do matemático filósofo convencionalista Henri Poincaré. Veremos como Poincaré concebe o valor da ciência e defende a busca da verdade e o cultivo da beleza e do bem moral como núcleos de sua visão de ciência pela ciência.

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho da Silva, Pós-doc em andamento pelo IMS-UERJ.

Pós-doc em andamento pelo IMS-UERJ. Doutor em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pelo PPGFIL-UERJ (Bolsa FAPERJ), Mestre em Filosofia da Ciência pela mesma instituição (Bolsa CAPES) e mestrando em História da Ciência e Saúde pelo COC-Fiocruz (Bolsa CAPES/Fiocruz). Graduado em Filosofia pela UERJ (Bolsa CNPq). Pesquisador do IECTS-CNPq, "Instituto de Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade". Como membro do IECTS-CNPq faz parte do corpo de professores convidados que sob a coordenação da Prof(a) Dr(a) Maria Cristina Machado Motta e do Prof. Dr. Antonio Augusto Passos Videira, ministram o curso de Filosofia da Ciência para a pós-graduação Strictu Sensu em Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ-IBCCF. É membro do Hands-on-CERN, projeto de educação em física de partículas, promovido pelo European Organization for Nuclear Research, CERN-IPPOG, no Departamento de Física Nuclear e Altas Energias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, DFNAE-UERJ. Pesquisador em Filosofia da Física, com foco nos problemas filosóficos e lógicos da mecânica quântica e da relatividade.

Referências

Referências

BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de filosofia. Tradução de Desidério Murcho et al. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

BOHR, Niels. Física atômica e conhecimento humano. Vera Ribeiro (Trad.). Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.

COUTO, Joaquim Miguel et al. Desemprego tecnológico: Ricardo, Marx e o caso da indústria de transformação brasileira (1990-2007). Econ. soc., Campinas , v. 20, n. 2, p. 299-327, Aug. 2011 .

CUPANI, Alberto. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Sci. stud., São Paulo , v. 2, n. 4, p. 493-518, Dec. 2004 .

FREYRE, Gilberto. Ainda a questão da “arte pura” in Gilberto Freyre - Coleção Pensamento Crítico. Clarissa Diniz; Gleyce Heitor (Org.). Rio de Janeiro: Funarte, 2010.

GALISON, P. Einstein’s clocks, Poincaré’s maps: empires of time. New York: W. W. Norton, 2004.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. Vida de Laboratório: a produção dos fatos científicos. Angela Ramalho Vianna (Trad.). Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O Pensamento selvagem. Tânia Pellegrini (Trad.). Campinas-SP: Papirus, 1989.

__________.Race and History. Paris: Unesco, 1952.

LLOSA, Mario Vargas. A Civilização do Espetáculo. Ivone Benedetti (Trad.). Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

MARX, Karl. Maquinaria e trabalho vivo – os efeitos da mecanização sobre o trabalhador in Manuscritos. Diego Grossi Pacheco (Trasc.). Disponível em: <<https://www.marxists.org/portugues/marx/1863/05/maquinaria.htm#tr1>>.

OLIVEIRA, Aercio Barbosa. Originalidade e inovação na filosofia das ciências contemporânea: ainda faz sentido tratá-las como termos distintos? 2015. 158f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

OTTO-APEL, Karl. Estudos de Moral Moderna. Benno Dischinger (trad). Petrópolis: Editora Vozes, 1994.

PATY, M. A criação científica segundo Poincaré e Einstein. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 41, p. 157-192, Apr. 2001 .

PAZ, M. O convencionalismo de Poincaré contextualizado. Kairós. Revista de Filosofia 7: 151-166, 2013. Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.

PHILOT, A. C. A função e natureza das convenções e hipóteses segundo o convencionalismo francês da virada do século XIX para o XX: relações entre ciência e metafísica nas obras de Henri Poincaré, Pierre Duhem e Édouard Le Roy. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

POINCARÉ, Henri. Ensaios Fundamentais. Vera Ribeiro (Trad.). Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

__________. O Valor da Ciência. Helena Franco Martins (Trad.). Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.

__________.The Value of Science. New York: The Science Press. 1907.

PRADO JÚNIOR, Caio. Esboço dos Fundamentos da Teoria Econômica. São Paulo: Brasiliense, 1957.

ROPS, Daniel. Para um futuro humano in Para Além da Ciência. Eduardo Pinheiro (Trad.) Porto: Livraria Tavares Martins, 1955.

Autor, VC. Os microscópios de Galison e os telescópios de Jammer: qual imagem de ciência nos interessa mais?. In: Scientiarum Historia VIII, 2015, Rio de Janeiro. Filosofia, Ciências e Artes: conexões interdisciplinares - (In)certezas e (In)completudes. Rio de Janeiro: UFRJ-HCTE, 2015. v. 1. p. 44.

VIDEIRA. A Inevitabilidade da Filosofia na Ciência Natural do século 19. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

__________. Poincaré e as hipóteses indiferentes. Revista da SBHC, n. 17, p. 3-10, 1997.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

Artigos