A música como arte imitativa: da estética cartesiana à arte de expressar paixões
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.22.10Palavras-chave:
Música. Arte imitativa. Paixões. Melodia. Harmonia.Resumo
A Querela dos Bufões que durou de 1752 a 1754 e colocou a tradição operística francesa contra a italiana serve de pano de fundo para o artigo. Rameau foi acusado de estar ultrapassado e sua música de ser complicada demais, em comparação com a "simplicidade" e "naturalidade" da ópera cômica La Serva Padrona, de Pergolesi. Em meados de 1750 Rameau criticou os verbetes sobre música que Rousseau havia escrito para a Encyclopédie, levando a uma disputa com os filósofos D'Alembert e Diderot.
Referências
ADORNO, T. Philosophy of Modern Music. Translated from German by Anne G. Mitchell and Wesley V. Blomster. New York: The Seabury Press, 1973.
ARISTOTE. De l’âme. In Œuvres Complètes. Traduit par Richard Bodéüs. Paris: Flammarion, 2014.
CHARRAK, A. Musique et philosophie à l’âge classique. Paris: PUF, 1998.
DESCARTES, R. Discurso do Método. In Os Pensadores. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
DESCARTES, R . Abrégé de musique. Compendium musicae. Traduit par Frédéric de Buzon. Paris: PUF, 1987.
DOUS, J-P. Rameau. Un musician philosophe au siècle des Lumières. Paris: L’Harmattan, 2011.
KINTZLER, C. Jean-Philippe Rameau. Splendeur et naufrage de l’esthétique du plaisir à l’âge classique. Paris: Minerve, 1988.
LEGRAND, R. Rameau et le pouvoir de l’harmonie. Paris: Cité de la musique, 2007.
NIETZCHE, F. O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia Das Letras, 1996.
POUSSEUR, H. Apoteose de Rameau e outros ensaios. Tradução de Flo Menezes e Mauricio Oliveira Santos. São Paulo: Editora da UNESP, 2005.
RAMEAU, J-P. Traité de l’Harmonie. Paris: Editions Robert Martin, 2009.
RAMEAU, J-P. Démonstration du principe de l’harmonie (Éd. 1750). Paris: Hachette Livre BnF, s/d
ROUSSEAU, J-J. Discours sur les sciences et les arts. In Œuvres complètes. Tome III. Pléiade. Paris: Gallimard, 1964.
ROUSSEAU, J-J . Essai sur l’origine des langues. In Œuvres complètes. Tome V. Pléiade. Paris: Gallimard, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.