Política e ciência em Hannah Arendt

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.6

Palavras-chave:

Teoria da ação. Teoria científica. Teoria do processo. Espaço público.

Resumo

Diferenciamos e problematizamos dois tipos de discursos do mundo atual a partir do pensamento de Hannah Arendt, o científico e o político. Analisamos no interior de sua obra a partir da aplicação do método de pesquisa bibliográfica o conflito entre política e ciência. Como resultado da pesquisa apresentamos as relações entre política e ciência em Arendt em três eixos norteadores: o primeiro trata do páthos da eliminação do discurso e da ação pelas teorias científicas herdeiras da crise do mundo moderno em que politicamente, o problema da redução do valor da ação no espaço público para a solução dos conflitos humanos, em que há uma diminuição no reconhecimento da importância do discurso e da presença no mundo comum, afeta o destino das comunidades; o segundo eixo trata da indistinção moderna – teórica e prática – entre ação e processo, ou seja, entre política e ciência; o terceiro eixo trata de esclarecer o que, de fato, para Arendt, é a atividade da ação, que faz do homem um ser político. Dessa forma, apresentamos a solução da irreversibilidade e da imprevisibilidade da ação no ponto de vista arendtiano a fim de esclarecer que o discurso científico é processual e ligado à fabricação enquanto que a ação é o fundamento da teoria da ação arendtiana.

Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz , IFMG

Doutor em Filosofia, Professor de Sociologia e Filosofia do IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais, Coordenador do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Email:  doserro@hotmail.com

Referências

AGUIAR, O. A. Condição humana e educação em Hannah Arendt. Educação e Filosofia, Uberlândia/MG, v. 22, n. 44, p. 23-42, jul./dez. 2008.

ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

ARENDT, H. A promessa da política. Rio de Janeiro: Difel, 2008.

ARENDT, H. Diario filosófico. 2.ed. Barcelona: Herder, 2006.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BIGNOTTO, N. Das barricadas à vida privada. Nova Economia, Belo Horizonte/MG, v. 3, n. 16, p. 459-480, set./dez. 2006.

BIGNOTTO, N. Totalitarismo e liberdade no pensamento de Hannah Arendt. MORAES, Eduardo Jardim de; BIGNOTTO, Newton (Orgs.). Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003, p. 166-175.

BOTELHO, A; BASTOS, E. R.; BÔAS, G. V. O moderno em questão: a década de 1950 no Brasil. Rio de Janeiro: Top Books, 2008.

CALLEGARO, R. Reflexões sobre a Educação no Pensamento de Hannah Arendt. Encontro de Pesquisa na graduação de Filosofia – UNESP, São Paulo/SP, v.1, n. 2, p. 88-100, 2009.

COELHO, J. C. da C. As raízes terrenas do perdão em Hannah Arendt. Covilhã: LusoSofia, 2011.

DUMEZ, H. Essai sur la théorie de l'action de Hannah Arendt dans ses implications pour la recherche en science sociale. Le Libellio d'Aegis, Paris, v. 3, n. 2, p.10-24, 2006.

KOHN, J. Introdução à edição americana. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 7-30.

PONTES, A. L. Modernidade como crise: a ação em Hannah Arendt e Max Weber. Intersecções, Rio de Janeiro/RJ, v. 14, n. 1, p. 105-119, jun. 2012.

SCHIO, S. M. Hannah Arendt: história e liberdade (da ação à reflexão). Caxias do Sul: EDUCS, 2006.

WEIGEL, S.; KYBURZ, M. Secularization and Sacralization, Normalization and Rupture: Kristeva and Arendt on Forgiveness. Modern Language Association, Nova York, v. 117, n. 2, p. 320-323, mar. 2002.

Downloads

Publicado

2020-04-19

Edição

Seção

Artigos