Íntimas conexões entre música, educação e jogo em Diálogos de Platão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.25.21

Palavras-chave:

Ludicidade. Filosofia. Arte. Formação. Ciência.

Resumo

Com base em uma retomada de aspectos hermenêuticos importantes da filosofia platônica, este artigo visa a oferecer uma orientação a respeito da fecundidade cultural de determinadas reintegrações de três gêneros de atividade humana entre os quais, não raras vezes na atualidade, têm-se buscado erguer fronteiras intransponíveis: o jogo, a educação e a música. A exposição do texto divide-se em duas partes, sendo que na primeira são abordados pontos de equilíbrio entre os conceitos de jogo e educação, ao passo que, na segunda, a partir de uma ampliação da noção de música, examina-se e interpreta-se o paradoxo da luta entre filosofia e poesia em registros dos Diálogos de Platão. O nexo entre as duas referidas partes reside nos fundamentos lúdicos e educacionais da poesia e da filosofia na Antiguidade. Por fim, à título de conspecto e desenlace, uma orientação geral é proposta como síntese das conjecturas, argumentações e demonstrações à luz do exemplo da obra platônica.

Biografia do Autor

Leonardo Dias Avanço, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Substituto do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de São José do Rio Preto

José Milton de Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (campus de Presidente Prudente) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Referências

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Publicado

2020-12-12