Sem discurso, não há República: Hannah Arendt e a tradição republicana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.13

Palavras-chave:

Discurso. Domínio político. Tradição republicana. Governo.

Resumo

Apresentaremos neste artigo um percurso teórico que exemplifica o modo como o discurso foi pensado ao longo da história das ideias, situando-o no contexto moderno das disputas que configuram o domínio político. O objetivo é aproximar a interpretação de Hannah Arendt com a de alguns autores da tradição republicana e demonstrar que sem a valorização do discurso, como prática institucional relacionada à vivência política dos atores, não se funda um governo em sua vertente republicana.

.

Biografia do Autor

Elivanda de Oliveira Silva, Universidade Federal do Piaui

Doutora em Filosofia pela UFMG. Prof.ª de Filosofia na Universidade Federal do Piauí. É integrante da Rede de Mulheres Filósofas da América Latina da UNESCO. Email: elivandaos@gmail.com.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. de Roberto Raposo e revisão de Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, Hannah. Ação e a busca da felicidade. Trad. Virginia Starling e organização de Heloísa Starling. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2018.

ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.

ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. Trad. Denise Bottmann. São Paulo. Companhia das Letras, 2011.

ARENDT, Hannah. O que é política? Trad. Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2006

ADVERSE, Helton Machado. Maquiavel – Política e Retórica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

ARISTÓTELES. A Política. São Paulo. Martins Fontes, 2006.

ARISTÓTELES. La politique. Tradução de J. Tricot. Paris: Vrin, 1982.

BARON, Hans. The Crisis of the Early Italian Renaissance: Civic Humanism and Republican Liberty in an Age of Classicism and Tyranny. Princeton, New Jersey. Princeton University Press, 1955.

BIGNOTTO, Newton. Pensar a república. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

BRUNI, Leonardo. Diálogo para Pier Paolo Vergerio. In: BIGNOTO, N. Origens do Republicanismo Moderno. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

CICERO. Do orador. Tradução de Adriano Scatolin. In: SCATOLIN, Adriano. A invenção no Do orador de Cícero: um estudo à luz de Ad Familiares I, 9, 23. São Paulo. 313 páginas. Tese de Doutorado. Programa de Letras Clássicas do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2009.

CICERO. As Catilinárias. Trad. Artur Costrino. São Paulo: Edipro, 2019.

LAFER, Celso. A política e a condição humana (posfácio). In: A condição humana. Trad. de Roberto Raposo. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1995.

RUBIANO, Mariana. Discurso político e fala pública: um diálogo entre Hannah Arendt e Marco Túlio Cícero. Princípios Revista de Filosofia. Natal (RN), v. 21, n. 35. janeiro/junho de 2014, p. 159-179.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges. B da Fonseca. Rio de janeiro. Difel, 2013.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Edição

Seção

Artigos