O belo na poesia de Carlos Drummond na perspectiva filosófica de Benedito Nunes
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.6Palavras-chave:
Belo. Poesia. Filosofia. Carlos Drummond. Benedito Nunes.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender em que consiste o belo na poesia pela perspectiva filosófica de Benedito Nunes a partir dos poemas de Carlos Drummond de Andrade. Especificamente faremos o percurso que fizeram alguns filósofos na sua discussão sobre o que é o belo para em seguida demonstrar como o pensamento de Heidegger influenciou o modo de pensar filosófico de Benedito Nunes e por fim demonstrar como a poesia expressa o mundo sensível pelos poemas de Carlos Drummond de Andrade, percebendo a relação com os aspectos filosóficos e literários e de como o Belo se configura nesse contexto. Para o alcance dos objetivos optamos em realizar uma pesquisa descritiva e bibliográfica, seguindo o percurso teórico de Benedito Nunes, a partir da obra Crivo de Papel (1998). A pesquisa dialoga com duas grandes áreas humanas Filosofia e Literatura estão interligadas ao falarmos sobre a poesia, e de como o Belo como está presente de forma particular na nossa experiência sensível.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 21ª ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1975.
GREUEL, Marcelo da Veiga. Da "teoria do belo" a "estetica dos sentidos": Reflexões sobre Platão e Friedrich Schiller. Anuário de Literatura 2, p. 147-155, 1994.
HEIDEGGER, Martin. “... poeticamente o homem habita...”. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002c. p. 165-183.
MAGALHÃES, Antonio. Partilhas do saber: diálogos entre filosofia e literatura. Revista Páginas de Filosofia. v. 1, n. 2, p. 47-59, jul./dez. 2009.
MEDEIROS NUNES, Yamille Fragoso de. A obra de arte na filosofia de Martin Heidegger. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Paraíba, Centro de Educação, 2014.
NUNES, Benedito. Crivo de papel. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.
NUNES, Benedito. Heidegger e a poesia. Natureza Humana, v. 2, n. 1, p. 103-127, 2000.
SANTOS, Natália Gonçalves de Souza. Polos de oposição na poesia drummondiana: uma leitura do poema “passagem da noite”. Revista Travessias, v. 1, n. 1, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.