O belo na poesia de Carlos Drummond na perspectiva filosófica de Benedito Nunes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.6

Palavras-chave:

Belo. Poesia. Filosofia. Carlos Drummond. Benedito Nunes.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender em que consiste o belo na poesia pela perspectiva filosófica de Benedito Nunes a partir dos poemas de Carlos Drummond de Andrade. Especificamente faremos o percurso que fizeram alguns filósofos na sua discussão sobre o que é o belo para em seguida demonstrar como o pensamento de Heidegger influenciou o modo de pensar filosófico de Benedito Nunes e por fim demonstrar como a poesia expressa o mundo sensível pelos poemas de Carlos Drummond de Andrade, percebendo a relação com os aspectos filosóficos e literários e de como o Belo se configura nesse contexto. Para o alcance dos objetivos optamos em realizar uma pesquisa descritiva e bibliográfica, seguindo o percurso teórico de Benedito Nunes, a partir da obra Crivo de Papel (1998). A pesquisa dialoga com duas grandes áreas humanas Filosofia e Literatura estão interligadas ao falarmos sobre a poesia, e de como o Belo como está presente de forma particular na nossa experiência sensível.

Biografia do Autor

Jose Roberto Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Especialista em Psicopedagogia (2013). Graduado em Filosofia (2011). Bacharel em Teologia (2012). Formação em fundamentos da Psicanálise (2021). Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas – Campus Humaitá. Atua na área de Filosofia e Legislação do Ensino Básico. Pesquisa a Filosofia de Merleau-Ponty. Participa do grupo de pesquisa da Filosofia da Percepção (UFPB) e do grupo de estudos e pesquisa em Filosofia Arandu. Leciona disciplinas de Filosofia e Legislação do Ensino Básico.

Michele Meneses da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Participa do grupo de estudos e pesquisa em Filosofia Arandu.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 21ª ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

GREUEL, Marcelo da Veiga. Da "teoria do belo" a "estetica dos sentidos": Reflexões sobre Platão e Friedrich Schiller. Anuário de Literatura 2, p. 147-155, 1994.

HEIDEGGER, Martin. “... poeticamente o homem habita...”. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002c. p. 165-183.

MAGALHÃES, Antonio. Partilhas do saber: diálogos entre filosofia e literatura. Revista Páginas de Filosofia. v. 1, n. 2, p. 47-59, jul./dez. 2009.

MEDEIROS NUNES, Yamille Fragoso de. A obra de arte na filosofia de Martin Heidegger. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Paraíba, Centro de Educação, 2014.

NUNES, Benedito. Crivo de papel. 2ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.

NUNES, Benedito. Heidegger e a poesia. Natureza Humana, v. 2, n. 1, p. 103-127, 2000.

SANTOS, Natália Gonçalves de Souza. Polos de oposição na poesia drummondiana: uma leitura do poema “passagem da noite”. Revista Travessias, v. 1, n. 1, 2007.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Dossiê Benedito Nunes