Benedito Nunes, idealizador e professor do curso de Filosofia da Universidade Federal do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.1

Palavras-chave:

Filosofia. Legado. Curso de Filosofia. Ensino de Filosofia.

Resumo

O objetivo do presente artigo é prestar uma homenagem à memória de Benedito Nunes, tendo em vista os dez anos de seu falecimento. Nossa pretensão é destacar o seu papel na criação do curso de Filosofia da Universidade Federal do Pará, seu empenho para a composição e formação do corpo docente do curso, bem como,  para o seu crescimento e qualidade. Iremos também, rememorar alguns aspectos de  sua atuação, enquanto  professor do curso e formador das novas gerações, que o sucederam. 

Biografia do Autor

Elizabeth Assis Dias, Universidade Federal do Pará

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. É professora titular, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Filosofia e ao Curso de graduação em Filosofia. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia da ciência  e, também, sobre o iluminismo francês.

Referências

COIMBRA, C. “Na confluência que nos une numa só transa filosófico-poética”. In: CHAVES, L.S. (Org.). O amigo Bené: fazedor de rumos. Belém: SECULT, 2011.

GUEIROS, T. M. “Éramos seis ....”. In: CHAVES, L.S. (Org.). O amigo Bené: fazedor de rumos. Belém: SECULT, 2011.

MONTEIRO, M.N. Filosofia da Educação no Ensino Médio em Belém. E.F.S., 2000.

NUNES, B. “A filosofia nossa de cada dia”. Entrevista concedida ao jornal Mão livre. In: Revista Asas da palavra. Revista do Curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia - UNAMA, v. 12, n. 25, 2009.

NUNES, B. Avaliação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Pará, não publicada e sem data.

NUNES, B. “Discurso de agradecimento por ocasião da titulação de doutor honoris causa pela Universidade da Amazônia”. In: PINHEIRO, V.S. Do Marajó ao arquivo: breve panorama da cultura no Pará. Belém: SECULT/Pa. e Ed. da UFPA, 2012a.

NUNES, B. “Discurso pronunciado da sessão comemorativa do quinto aniversário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Pará”. In: PINHEIRO, V.S. (Org.). Do Marajó ao arquivo: breve panorama da cultura no Pará. Belém: SECULT/Pa. e Ed. UFPA, 2012c,p.

NUNES, B. “Proposta para o ensino de filosofia no segundo grau”. In: NIELSEN NETO, H. (Org.). Ensino de Filosofia. São Paulo: Sofia Editora/SEAF, 1986, p. 119-126.

NUNES, B. “Quase um plano de aula”. In: PINHEIRO, V.S. Do Marajó ao arquivo: breve panorama da cultura no Pará. Belém: SECULT/Pa e Ed. UFPA, 2012b.

Parecer nº 277/62 do Conselho Federal de Educação (CFE).

Resolução n° 169, de 22 de junho de 1973 do CONSEP/UFPa.

Resolução nº 01/72, do Conselho Federal de Educação (CFE).

Termo de convênio celebrado entre a Universidade Federal do Pará e a Secretaria de Estado de Educação do Pará, em 10/12/1984. In: MONTEIRO, M.N. Filosofia da Educação no Ensino Médio em Belém: E.F.S., 2000.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Dossiê Benedito Nunes