Releituras do simbólico e da Lei na teoria de gênero de Judith Butler
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.15Palavras-chave:
Teoria de gênero. Lacan. Simbólico. Resistências. Cultura.Resumo
O artigo discute como os conceitos de simbólico e Lei aparecem na construção da teoria de gênero de Judith Butler. Explicita-se como a autora recorre ao conceito de proibição como marco de análise, de forma que se produz uma inflexão entre seu pensamento e a psicanálise. Além disso, se analisa como é realizada a articulação entre psiquismo e poder em Butler, momento no qual ela estabelece um diálogo com Michel Foucault. Assim, a partir uma proposição que mescla aspectos do psiquismo com dinâmicas de funcionamento do poder, Butler realiza uma releitura da teorização lacaniana tradicional sobre o simbólico, com a finalidade de visibilizar processos de resistência que permitem a reconfiguração do simbólico e da cultura, empreendimento que pode ser aproximado ao realizado por Deleuze e Guattari, ainda que Butler recuse uma aproximação teórica com esses autores.
Referências
BAREMBLITT, Gregorio. Introdução à Esquizoanálise. 3ª ed. Belo Horizonte: Instituto Félix Guattari, 2010.
BUTLER, Judith. Bodies that matter, on the discursive limits of "sex". Nova Iorque, Londres: Routledge, 1993.
BUTLER, Judith. Gender trouble: feminism and the subversion of identity. 2ª ed. New York, London: Routledge, 1999.
BUTLER, Judith. The Psychic Life of Power: Theories in Subjection. Califórnia: Stanford University Press, 1997.
BUTLER, Judith. Undoing gender. New York, London: Routledge, 2004.
CLAVURIER, Vincent. Real, simbólico, imaginário: da referência ao nó. Estudos de Psicanálise. Rio de Janeiro, n. 39, p. 125-136, 2013.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2011.
FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva. Curso no Collège de France (1972-1973). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
LACAN, Jacques. O simbólico, o imaginário e o real: conferência de 8 de julho de 1953 na Sociedade Francesa de Psicanálise [online]. 1953. Disponível em: <http://psicoanalisis.org/lacan/rsi-53.htm>. Acesso em: 21.jul.2021.
NAVARRO, Pablo Pérez. Del texto al sexo: Judith Butler y la performatividad. Espanha: Editorial Egales, 2008 (Arquivo Kindle).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.