Quid sit bene dictum
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.4Palavras-chave:
Philosophy. Literature. Aesthetics. Criticism.Resumo
O nosso objetivo com este artigo é mostrar que a relação entre filosofia e crítica literária, em Benedito Nunes, mais que uma vocação pessoal, é o pendor natural às boas práticas, tanto filosóficas quanto as literárias, em sentido amplo. Estamos falando de uma congeneridade originária, como afirma o próprio Benedito Nunes. E essa perspectiva se consolida no pensamento moderno graças a Kant e suas críticas, sobretudo sua Kritik der Urteilskfraft, obra que altera os rumos da história da filosofia ao deslocar seu centro da ciência para a estética.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
ARISTÓTELES. Poetik (Griechisch/Deutsch). Stuttgart: Philipp Reclam, 1991.
BENJAMIN, W. El concepto de crítica de arte em el romanticismo alemán. Barcelona: Ediciones Península, 1988.
HATTMANN, N. A filosofia do idealismo alemão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983
KANT, I. Duas introduções à Crítica do Juízo. São Paulo: Iluminuras, 1995.
MANN, T. A montanha mágica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
MANN, T. Der Zauberberg. Frankfurt: Fischer Verlag, 1997.
NOVALIS. Pólen. São Paulo: Iluminuras, 2001.
NUNES, B. Hermenêutica e poesia – O pensamento poético. Belo Horizonte: Humanitas, 1999.
NUNES, B. Meu caminho na crítica. Estudos Avançados. São Paulo, v. 19, n. 55, p. 289-305, 2005.
NUNES, B. O dorso do tigre. São Paulo: Ed. 34, 2009.
NUNES, B. O tempo na narrativa. São Paulo: Editora Ática, 1988.
SCHELLING, F. W. J. Obras escolhidas. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
SCHILLER, F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.