Éric Weil e a Filosofia do direito de Hegel
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.8Palavras-chave:
Hegel. Filosofia do direito. Revolução. Filosofia da história. Eric Weil.Resumo
Este artigo trata da relação do pensamento político de Eric Weil com a Filosofia do Direito de Hegel, a partir de dois textos de Eric Weil: “Hegel e o Conceito de Revolução” e “A Filosofia do Direito e a Filosofia da História Hegeliana”, traduzidos e publicados no Brasil em um volume intitulado Hegel e nós. O artigo inicialmente analisa esses dois textos. O primeiro, mostra como o conceito hegeliano de revolução incide mais sobre a “situação revolucionária” - sua problemática - do que sobre a revolução como acontecimento. Isso permite apreender distinções fundamentais em Éric Weil, como a diferença entre revolta e revolução e as duas modalidades de revolução: uma baseada num movimento de massa, a outra que um governo responsável deve implementar para lidar com as mudanças necessárias antes que elas sejam impostas por uma revolta violenta. O segundo texto, situa a Filosofia do Direito na teoria hegeliana da história. Isso permite diferenciar entre a atitude teórica de Hegel, da qual procede uma compreensão essencialmente especulativa da história, e a abordagem de Eric Weil que enfatiza a ação. A partir da análise desses dois textos e sublinhando o contexto histórico em que Éric Weil desenvolve seu próprio pensamento, o artigo oferece elementos de comparação e diferenciação entre a Filosofia do Direito hegeliana e a Filosofia Política publicada por Eric Weil em 1956.
Referências
CANIVEZ, Patrice. A revolução, o Estado, a discussão. Síntese, Belo Horizonte, maio/agosto, 1989.
CANIVEZ, Patrice. A teoria weiliana da mundialização. In: PERINE, Marcelo; COSTESKI, Evanildo. Violência, educação e globalização. Compreender o nosso tempo com Éric Weil. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
HEGEL. F. Philosophie der Weltgeschichte. Paris: Éd. Lasson, 1923.
WEIL, Eric. Hegel e Nós. Caxias do Sul: Educs, 2019.
WEIL, Eric. Hegel e o Estado. Trad. C. Nougué. São Paulo: É Realizações, 2011.
WEIL, Eric. L’État et la violence. In: Essais et conférences, T. II. Paris: Vrin, 2000.
WEIL, Eric. Lógica da Filosofia. Trad. Lara C. De Malimpensa. São Paulo: É Realizações, 2012.
WEIL, Eric. Philosophie et réalité, vol. I. Paris: Beauchesne, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.