O elemento da vontade nos fenômenos complexos
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.28.11Palavras-chave:
Vontade. Liberdade. Necessidade. Inteligência. Sensibilidade.Resumo
O presente texto é a tradução do décimo segundo capítulo da obra Doctrine of the Will (Doutrina da Vontade), de Asa Mahan (1799-1889), publicado originalmente em 1845. Nele, Mahan defende que, embora a Inteligência e a Sensibilidade dos agentes morais sejam, em si mesmas, destituídas de liberdade, e por conseguinte, de moralidade, a Vontade possui um controle indireto sobre essas faculdades na vasta medida em que elas apresentam objetos para sua ação em diferentes direções. Assim, quando influenciados pela Vontade – seja direta ou indiretamente - os fenômenos das outras faculdades da mente constituem fenômenos complexos da mente humana, e possuem caráter moral. Segundo Mahan, as ações externas, assim como os estados da Inteligência e da Sensibilidade, quando são requeridos ou proibidos pela lei moral, ou pela Revelação, são requeridos ou proibidos por serem o resultado natural e necessário de intenções corretas ou erradas. Nesses casos, os requerimentos e as proibições se referem às causas desses atos ou estados, ou seja, à ação da Vontade da qual eles resultam necessariamente. Na apresentação de suas proposições, Mahan usa argumentos relacionados à ação da Vontade em direção às propensões naturais, como emoções desejos e anelos; e às afeições religiosas, como o arrependimento, o amor e a fé. Ele também defende que as afeiçoes religiosas requeridas pela lei moral são atos voluntários da mente e não meros estados da sensibilidade ou meras convicções da Inteligência.
Referências
BÍBLIA SAGRADA. Várias versões em português.
MAHAN, Asa. The Element of the Will in Complex Phenomena. In: MAHAN, Asa. Doctrine of the Will. R. E. Gillet: Oberlin, 1845.
MAHAN, Asa. Classification of the Mental Faculties. In: MAHAN, Asa. Doctrine of the Will. J. M. FITCH. Oberlin, 1847.
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