Sobre o que é propriamente humano na Ética nicomaqueia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.28.2

Palavras-chave:

Propriamente humano. Razão prática. Razão teorética.

Resumo

Neste artigo, temos a intenção de averiguar o que a Ética nicomaqueia propõe como sendo propriamente humano, dentre os usos da capacidade de razão, qual poderia ser configurado como tal, definindo especificamente o homem. A pergunta surgiu a partir da observação que o tratado às vezes descreve o homem como animal político, às vezes salienta seu aspecto racional, porém, sem associar ou dissociar abertamente essas duas características. Constatamos uma dupla especificação não relacionada no tratado, mas fortemente atrelada à capacidade racional da alma e seus usos prático e teorético. Sendo assim, propomos a pesquisa acerca do que pode ser propriamente humano a partir do que a Ética indica sobre a razão. Para tanto, iniciamos com observações dos primeiros Livros, especialmente do Livro I, porque ali vemos destacado que o homem é naturalmente político, mas também os primeiros traços da discussão sobre a razão humana. Seguimos com a pesquisa mais detida do Livro VI e o que este apresenta sobre as relações e dissenções dos dois tipos de razão, bem como de suas virtudes. Depois, visitamos as linhas do Livro X, em sua segunda metade, que ora enfatiza o uso teorético da razão e a vida de contemplação, ora indica as impossibilidades de se viver plenamente deste modo, reforçando a importância da pesquisa proposta e trazendo elementos cruciais para a resposta que procuramos.

Biografia do Autor

Juliana Santana, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008) e doutora em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta da Fundação Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de Filosofia, na Pós-graduação em Ética e Ensino de Filosofia e no Mestrado em Letras, campus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em estética, filosofia da arte, ética e filosofia antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: paixões, virtude, caráter, educação, felicidade, prazer e relação entre filosofia e literatura.

Referências

ARISTÓTELES. The Complete Works. Princenton: Princenton University Press, 1995. Vol. 1 e 2.

ARISTÓTELES. De anima. Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Editora 34, 2006.

ARISTÓTELES. Éthique à Nichomaque. Tradução de Julien Tricot. Paris: Vrin, 2012.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Valandro e Gerd Bornhein da versão inglesa de W. D. Ross. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Vol. 2 (Os Pensadores).

ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Edição bilíngue. Tradução de María Araújo e Julián Marias. Madrid: Centro de estudios filosóficos y constitucionales, 2009.

ARISTÓTELES. Nichomaquen ethics. Edição bilíngue. Tradução de H. Rackham. Cambridge: Havard University Press, s/d.

ARISTÓTELES. Ética a Eudemo. Tradução de J. A. Amaral e Arthur Mourão. Lisboa: Tribuna, 2005.

ARISTÓTELES. Politique. Tradução de J. Tricot. Paris: Vrin, 2005.

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Maria Aparecida de Oliveira Silva. São Paulo: Edipro, 2019.

ARISTÓTELES. Metafísica. Edição bilíngue. Tradução de Marcelo Perini da versão italiana de G. Reali. São Paulo: Loyola, 2005. Vol. 2.

BARNES, J. Aristóteles. São Paulo: Loyola, 2001.

BERTI, E. Novos estudos aristotélicos III – Filosofia prática. Tradução de Élcio de Gusmão Verçosa Filho. São Paulo: Loyola, 2014.

BROADIE, S. Ethics with Aristotle. Oxford: Oxford University Press, 1991.

KORSGAARD, C. Aristotle´sfunction argument. Disponível em: http://www.people.fas.harvard.edu/~korsgaar/AristotleFunction.pdf. Acesso em: 04 abr. 2017.

KRAUT, R. Two Lives. In: Aristotle on the human good. Princenton: Princenton University Press, 1991.

LAWRENCE, G. O bem humano e a função humana. In: KRAUT, Richard (Org.). Aristóteles – A Ética a Nicômaco. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LIDDELL & SCOTT. Greeck- English Lexicon. Oxford: Oxford University Press, s/d.

NUSSBAUM, M. C. A fragilidade da bondade. Tradução de Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

PERSEIDAS. Dicionário digital grego-português. Disponível em: http://perseidas.fclar.unesp.br/2x/. Acesso em: 25 de fev. 2022.

RAMOS, C. A. Aristóteles e o sentido político da comunidade ante o liberalismo. Kriterion. v. 55, n. 129, jun./2014.

REEVE, C. D. C. Aristotle on practical wisdom. Cambridge, London: Harvard University Press, 2013.

SORABJI, R. Emotions and peace of mind. From Stoic Agitation to Christian Temptation. Philosophy and Phenomenological Research, v. 70, n. 1, p. 245-247, 2005.

ZINGANO, M. A. Eudaimonia, razão e contemplação na ética de Aristóteles. Analytica. Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 9-44, 2017.

TOMÁS DE AQUINO. Comentario a la Ética a Nicómaco de Aristóteles. Tradução de Ana Mallea. 3 ed. Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, 2010.

WOLF, U. A Ética a Nicômaco de Aristóteles. São Paulo: Loyola, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos