Narrativas socioconstrutivistas e seus problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.17

Palavras-chave:

Socioconstrutivismo. Estabilização. Câmara de bolhas de hidrogênio. Andrew Pickering.

Resumo

De modo a explicar o sucesso das realizações científicas, as abordagens tradicionais em filosofia da ciência empregam critérios epistemológicos; abordagens socioconstrutivistas, a) também utilizam critérios epistemológicos, porém o fazem sem o rigor das abordagens tradicionais, b) quando empregam conceitos socioconstrutivistas, eles não são tão bem definidos quanto os critérios epistemológicos, e c) investem muito mais em narrativas do que propriamente em reconstruções conceituais. Temos assim portanto uma diferença metodológica entre as abordagens tradicionais e o socioconstrutivismo., diferença essa que será o objeto central deste artigo. O conceito central que perpassa o artigo é o de que, embora as narrativas socioconstrutivistas sejam formas legítimas de se explicar o sucesso da ciência, elas possuem algumas limitações.

Biografia do Autor

Marcos Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e Bolsista Pesquisador da Fundação Araucária. Atua em Filosofia da Ciência, especialmente nos seguintes temas: realismo científico, história da biologia e ensino de biologia.

Referências

CHALMERS. A. A Fabricação da Ciência. São Paulo: Unesp, 1994.

KNORR-CETINA, K. The Manufacture of Knowledge. Oxford: Pergamon Press, 1981.

LATOUR, B. A Esperança de Pandora. Bauru: Edusc, 2001.

LATOUR, B. Ciência em Ação. São Paulo: Unesp, 1997.

LAUDAN, L. Progress and its Problems. Berkeley: University of California Press, 1977.

LAUDAN, L. The Pseudo-Science of Science? Philosophy of the Social Sciences, Thousand Oaks, v. 11, n. 2, 1981, p. 173-198.

PICKERING, A. Openness and Closure: On the Goals of Scientific Practice. Em: LE GRAND, H. Experimental Inquiries. Dordrecht: Kluwer, 1990.

THAGARD, P. A Melhor Explicação: Critérios para a Escolha de Teorias. Cognitio, São Paulo, v. 18, n. 1, jan./jun. 2017, p. 145-160.

THAGARD, P. Conceptual Revolutions. Princeton: Princeton University Press, 1992.

VAN FRAASSEN, B. The Scientific Image. Oxford: Clarendon Press, 1980.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Varia