O misticismo quântico e os desafios impostos à epistemologia e ao conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/Argumentos.30.6Palavras-chave:
Teoria quântica. Misticismo quântico. Epistemologia. Conhecimento científico.Resumo
O objetivo do presente artigo é o de apresentar o tema do misticismo quântico, até então negligenciado pela maioria dos epistemólogos, como um assunto, ao mesmo tempo instigante, também desafiador. Quando as posições místicas nascem de interpretações científicas legítimas, portanto, conciliadoras com a ciência, a exemplo de muitos aspectos do antirrealismo de muitas interpretações ortodoxas da mecânica quântica, tratam-se tão somente de problemas epistêmicos para os quais reflexões e elucidações são exigidas, mas que não comprometem o poder preditivo e de aplicação da teoria. Por outro lado, quando tais posições passam a ser desafiadoras da ciência, aí temos um desafio que nos é imposto para o qual soluções são exigidas. É justamente esse momento que estamos vivenciando no interior da ciência física: um emaranhado de teorias místicas que sequer tangenciam as finalidades e identidade da teoria quântica se colocam como se fossem verdades. Cabe à própria teoria quântica, contudo, refletir sobre o seu percentual de comprometimento com esse estado de coisas, visto de sua conformidade histórica com atitudes de indeterminação, incerteza, descontinuidade e falta de nexo causal.
Referências
BOHR, N. O Postulado Quântico e o Recente Desenvolvimento da Teoria Atômica. In: PESSOA JR., O. (Org.). Fundamentos de Física I – Simpósio David Bohm. Tradução de Osvaldo Pessoa Jr. São Paulo: Livraria da Física, 2000. p. 135-159.
CAPRA, F. O Tao da física. Tradução de José Fernandes Dias. São Paulo: Cultrix, 2006.
JAMMER, M. The Conceptual Development of Quantum Mechanics. New York: McGraw-Hill, 1966.
KAISER, D. How the Hippies Saved Physics: Science, Counterculture and Quantum Revival. New York: W. W. Norton & Company, 2011.
PESSOA JR., O. Análise de um típico argumento místico-quântico. In: SILVA, C. C.; PESSOA JR., O. Física Quântica: entenda as diversas interpretações da física quântica. 2007-2011. Disponível em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/fisicaquantica_artigos.htm. Acesso em: 8.mai.2020.
PESSOA JR., O. O fenômeno cultural do misticismo quântico. In: FREIRE JR. O.; BROMBERG, J. L. (Orgs.). Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais. Campina Grande: EDUEPB/Livraria da Física, 2011. p. 281-302.
PRESTES, M. E. B. (Org.). Aprendendo ciência e sobre a sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia Editora Expressa, 2013. p. 171-184.
ROSZAK, T. A Contracultura. Tradução de Donaldson M. Garschagen. Petrópolis: Vozes, 1972.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.