A enfermidade do amor em Lucrécio e Catulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.22

Palavras-chave:

Enfermidade de Amor. Remédio. Lucrécio. Catulo.

Resumo

O presente artigo aponta que tanto Lucrécio quanto Catulo entendem o amor passional como uma enfermidade, assim como coincidem nas descrições de tal doença em todas as suas etapas. O que é então que os separa? Onde está a confrontação entre eles? A resposta se encontra na atitude que cada um adota diante da enfermidade. Enquanto Lucrécio considera o amor passional como algo reprovável e que há de ser evitado ouvindo a razão, Catulo, ainda que esteja consciente dos efeitos negativos deste tipo de amor, não pode evitar se entregar a ele.

Biografia do Autor

José Carlos Silva de Almeida, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum - Roma (2005). Pós-Doutor em Filosofia Antiga pela UFMG (2019). Professor Associado IV do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nas seguintes áreas: Filosofia Antiga, Ética e Ensino de Filosofia. Coordenador de Área do Subprojeto Interdisciplinar (Filosofia) - PIBID/CAPES/UFC. Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia - núcleo UFC.

Referências

CATULO. O Cancioneiro de Lésbia. Tradução de Paulo Sérgio de Vasconcellos. São Paulo: HUCITEC, 1991.

CATULO. O Livro de Catulo. Tradução comentada dos poemas de Catulo por João Ângelo Oliva Neto. São Paulo: USP, 1996.

DIÔGENES LAÊRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. Brasília: UnB, 1977.

TITO LUCRÉCIO CARO. Da natureza. Tradução e notas de Agostinho da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1988 (Coleção Os Pensadores).

TITO LUCRÉCIO CARO. Da Natureza das Coisas. Tradução de Luís Manuel Gaspar Cerqueira. Lisboa: Relógio D’Água, 2015.

SAFO DE LESBOS. Poemas e Fragmentos. Tradução de Joaquim Brasil Fontes. São Paulo: Iluminuras, 2003.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Varia