A dialetização da vida psíquica: Sartre e sua concepção dialética do vivido (vécu)
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/Argumentos.30.5Palavras-chave:
Dialética. Vivido. Existencialismo. Materialismo histórico. Subjetividade.Resumo
O presente artigo perscruta o modo dialético pelo qual Sartre, desde os anos 1960, aclimata a vida psíquica e o vivido. Para esta lida, realizaremos uma incursão investigativa sustentada por um conjunto de escritos sartreanos deste período, dando especial enfoque sobretudo ao ensaio Questões de método (1957) e à conferência que nosso autor profere em 1961, e cujo título, Marxismo e subjetividade, é revelador da sua tentativa de conciliar o existencialismo e o materialismo histórico à luz de uma dialética existencial. Na sequência, mostramos como a dialetização da vida psíquica, que pressupõe uma antinomia dialética (presença a si e ausência de si), enseja, por parte do filósofo, uma crítica pontual à psicanálise freudiana.
Referências
CANNON, B. Sartre et la psychanalise. Paris: PUF, 1993.
FAUSTO, R. Sentido da dialética. Marx: lógica e política. Tomo I. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.
HUGLO, P.-A. Sartre: Questions de méthode. Paris: L’Harmattan, 2005.
SARTRE, J.-P. Critique de la Raison dialectique (précédé de Questions de méthode). Tome I: Théorie des ensembles pratiques. Paris: Gallimard, 1972.
SARTRE, J.-P. Esquisse d’une théorie des émotions. Paris: Éditions Gallimard, 1995.
SARTRE, J.-P. Mallarmé. La lucidité et sa face d’ombre. Paris: Éditions Gallimard, 2016.
SARTRE, J.-P. La transcendance de l’ego et autres textes phénoménologiques. Texte introduits et annotés par V. de Coorebyter, Paris: J. Vrin, 2003.
SARTRE, J.-P. L’être et le néant; Essai d’ontologie phénoménologique. Paris: Éditions Gallimard, 2010.
SARTRE, J.-P. Qu’est-ce que la subjectivité? Paris: Les Prairies ordinaires, 2013.
SARTRE, J.-P. Sartre no Brasil. A conferência de Araraquara. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SARTRE, J.-P. Situations, IX. Mélanges. Paris: Éditions Gallimard, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.