LACKEY, Jennifer. The Epistemology of Groups. Oxford: Oxford University Press, 2021. 224 p.
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/Argumentos.30.16Palavras-chave:
Epistemologia coletiva. Epistemologia social. Crença de grupo.Resumo
A obra The Epistemology of Groups de Jennifer Lackey apresenta uma posição singular, não tão comumente defendida, no campo da Epistemologia Coletiva. Característico da posição da autora em outros temas (onde o aspecto crítico, a argumentação negativa, é sempre muito saliente), a posição defendida se estrutura a partir de um meio-termo entre as posições consolidadas na literatura. O campo da Epistemologia Coletiva é dividido por abordagens individualistas e coletivistas. Individualistas argumentam que uma análise restrita às propriedades dos indivíduos que compõem a realidade social é suficiente para a explicação de quaisquer fenômenos. Aplicando essa ideia à Epistemologia Coletiva, teríamos a tese individualista de que crença, justificação e conhecimento de grupo devem ser entendidos a partir das crenças, justificação e conhecimento dos indivíduos que os integram. Coletivistas defendem que algumas propriedades epistêmicas de grupos não são redutíveis às propriedades epistêmicas de seus membros. Eles argumentam que há casos de divergência entre níveis, onde o grupo pode crer que p, estar justificado em crer que p, ou saber que p, enquanto nenhum membro crê, está justificado ou sabe. A abordagem de Lackey se posiciona significativamente no lado individualista do debate, concedendo uma posição coletivista apenas para a asserção de grupo, mas se mantendo individualista nas questões centrais da Epistemologia Coletiva: crença, justificação e conhecimento.
Referências
BIRD, A. Social Knowing: The Social Sense of Scientific Knowledge? Philosophical Perspectives, 24, p. 23-56, 2010.
BIRD, A. When Is there a Group that Knows? Distributed Cognition, Scientific Knowledge, and the Social Epistemic Subject. In: LACKEY, J. (Ed.). Essays in Collective Epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2014. p. 42-63.
LIST, C.; PETTIT, P. Group Agency. Oxford: Oxford University Press, 2011.
LUDWIG, K. Proxy Agency in Collective Action. Nous, 48, p. 75-105, 2014.
MOREIRA, D. Conhecer em grupo: uma análise do conceito de conhecimento coletivo. 2017. 161f. Tese (Doutorado em Filosofia), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2017.
RUIVO, J. Crença de Grupo. 2017. 105f. Tese (Doutorado em Filosofia), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2017.
TOLLEFSEN, D. Groups as Agents. Cambridge: Polity Press, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.