MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/Argumentos.30.14Palavras-chave:
Resenha. A escola: problema filosófico. Problematizar filosoficamente a escola.Resumo
A escola: problema filosófico é uma coletânea oriunda do III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação, realizado em 2018 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Organizado por Samuel Mendonça e Silvio Gallo, o livro foi publicado em 2020 pela Parábola Editorial (São Paulo). Junto à obra A escola: uma questão pública – publicada no mesmo ano e pela mesma Editora –, forma um díptico que interroga, com o instrumental teórico próprio da Filosofia da Educação, a instituição escolar.
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
FOUCAULT, Michel. Polémique, politique et problématisations. In: FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits II: 1976-1984. Paris: Gallimard, 2001.
HENNING, Leoni Maria Padilha. A escola como necessidade: um problema contemporâneo. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.
KAMBOUCHNER, Denis. L’école, question philosophique. Paris: Arthème Fayard, 2013.
MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A riqueza do problema filosófico da escola. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.
PAGOTTO-EUZÉBIO, Marcos Sidnei. A escola como problema filosófico. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.
VITORINO, Artur José Renda. Escola e aceleração: aproximações e indagações. In: MENDONÇA, Samuel; GALLO, Sílvio. A escola: problema filosófico. São Paulo: Parábola, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.