Sócrates Africano: a potência filosófica da obra de Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.14Palavras-chave:
Filosofia. Sócrates. Africano.Resumo
O presente artigo pretende explorar a potência filosófica na obra da escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Carolina de Jesus é mais conhecida pela obra Quarto de Despejo, diário de uma favelada (1960), nossa abordagem, no entanto, concentra-se especificamente em seu conto “Sócrates Africano”, no qual ela trata da vivência com seu avô Benedito e a relação entre sua sabedoria e a do filósofo grego Sócrates (séc.V a.C). Sua reflexão parte da tentativa de entender a razão pela qual seu avô era comparado a Sócrates e denominado “Sócrates Africano”. Neste sentido, pretendemos ampliar a ideia de um Sócrates Africano e as origens de uma das matrizes filosóficas africanas, a tradição Yorubá, dialogando com o pensamento da filósofa nigeriana Sophie Oluwole (1935-2018) e sua aproximação entre Sócrates e Orunmilá, como mote para pensar as potencialidades filosóficas da obra de Carolina e os traços de uma filosofia afro-brasileira.
Referências
ABIMBOLA, W. A concepção iorubá da personalidade humana. Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, n. 544, 1981.
ADERONMU, A. Ifá: Filosofia e ciência de vida. São Paulo: Edição do Autor, 2015.
ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
CARNEIRO, S. Dispositivo da racialidade: A construção do Outro como Não-ser como fundamento do Ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
FAYEMI, A. K. Socrates and Ọrúnmìlà in Conversation. Phronimon, Pretoria, v. 22, p. 1-24, 2021.
GOMES, P. Filosofia grega pré-socrática. Lisboa: Guimarães Editores, 1987.
GIEBEL, M. O Oráculo de Delfos. Tradução de Evaristo Pereira Goulart. São Paulo: Odysseus, 2013.
GRIMALDI, P. Sócrates feiticeiro. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2006.
HUISMAN, D. Sócrates. Tradução de Nicolás Nyimi Campanário. São Paulo: Loyola, 2006.
JESUS, C. M. Quarto de Despejo, diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
JESUS, C. M. O Sócrates Africano. Revista Escrita, Recife, ano I, n. 11, 1976.
LACOMBE, A. J.; SILVA, E.; BARBOSA, F. de A. Rui Barbosa e a queima dos arquivos. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1988.
MACHADO, A. F. Filosofia Africana. Ancestralidade e encantamento como inspirações formativas para o ensino das africanidades. Fortaleza: Imprece, 2019.
MACHADO, A. F. Odus: Filosofia Africana para uma metodologia afrorreferenciada. Revista Internacional de Filosofia Voluntas, Santa Maria, v. 10, p. 3-25, 2019.
MAIA NETO, J. R. Machado de Assis, um cético brasileiro: resposta a Paulo Margutti e a Gustavo Bernardo. Sképsis, Salvador, v. 1, n. 2, p. 212-226, 2007.
MARGUTTI, P. História da filosofia do Brasil (1500 –hoje). 1a parte: o período colonial (1500–1822). São Paulo: Edições Loyola, 2013.
MARTINS, A. L. Machado de Assis: o filósofo brasileiro. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.
MARTINS, L. Afrografias da memória: o reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza, 2021.
MEIHY, J. C. Cinderela Negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.
NOGUERA, R. A questão do autoconhecimento na filosofia de Òrunmilá. Odeere: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da UESB, Jequié, v. 3, n. 6, p. 29-42, jul./dez. 2018.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
OLUWOLE, S. Socrates and Orunmilá. Two patron saints of classical philosophy. Lagos: Ark Publishers, 2017.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Sueli Maria de Regino. São Paulo: Martin Claret, 2009.
PLATÃO. Fédon. Tradução de Jorge Paleikat e João Cruz Costa, São Paulo: Abril, 1983. (Coleção Os Pensadores).
PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SOARES, D. B. A literatura como marca da expressão filosófica brasileira: o caso de Machado de Assis. Perspectivas: Revista do programa de pós-graduação em filosofia da UFT, Tocantins, v. 6, n. 2, p. 443-457, 2021.
SOARES, D. B. MAIA NETO, J. R. O ceticismo na obra de Machado de Assis. (Resenha). Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 13, n. 25, p. 349-352, jan./jul. 2021.
SOARES, D. B. Os literatos-filósofos e a expressão filosófica brasileira. Logos & Culturas: Revista Acadêmica Multidisciplinar de Iniciação Científica, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 93-107, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.