Politeísmo como libertação da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/Argumentos.31.16

Palavras-chave:

Ciência. Natureza. Poder. Politeísmo. Ecologia.

Resumo

Caracterizo inicialmente o que considero ser um consenso crescente no que diz respeito às relações entre a ciência e a natureza. Esse consenso contraria a definição da atividade científica como um dispositivo de instrumentalização do mundo natural – algo que ele é, desde o seu nascimento. Em seguida, critico a noção hegeliana de que a ciência estaria dotada de uma política igualitária frente à natureza. Finalmente, traço as linhas gerais do que poderia vir a ser uma autêntica política desse tipo: somente possível dentro de um conjunto de crenças politeístas. Nesse ambiente estariam estabelecidas as condições para a desobjetivação da natureza e a desubjetivação do sujeito – processos sem os quais as relações permaneceriam definidas em uma estrutura hierárquica. A partir dessa alteração, se poderiam promover relações mais igualitárias entre os seres humanos e a natureza: base para a sustentação de uma forma de vida realmente ecológica. Isso permitiria superar o mecanismo escravista da ciência moderna cujas engrenagens tomam impulso a partir do empobrecimento espiritual da natureza.

Biografia do Autor

Ronie Silveira, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Professor Associado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Anteriormente trabalhou na Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (BA), na Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (CE) e na Universidade Federal do Cariri (CE). Formou-se na Universidade Federal de Goiás (GO), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (RS). Desenvolve atividades de pesquisa sobre as relações entre a Filosofia e a Cultura Latino Americana, especialmente a Brasileira.

Referências

AGOSTINHO, S. A cidade de Deus. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996.

BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

BERLIN, I. Four essays on liberty. Oxford: Oxford University Press, 1969.

Cambridge declaration on consciousness. Disponível em: CambridgeDeclarationOnConsciousness.pdf (fcmconference.org). Acesso em: 17.nov.2022.

DARWIN, C. A expressão das emoções nos homens e nos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DARWIN, C. Origem das espécies. Belo Horizonte: Villa Rica, 1994.

EDELMAN, D. Sobre a consciência em animais. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 50, n. 296, p. 8-11, 2012.

FREUD, S. Novas conferências introdutórias sobre a psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

HEGEL, G. W. F. Lecciones sobre filosofia de la religión 1. Madrid: Alianza, 1984.

HEGEL, G. W. F. Lecciones sobre filosofia de la religión 2. Madrid: Alianza, 1987.

HUME, D. Tratado da natureza humana. São Paulo: Ed. Unesp/Imprensa Oficial do Estado, 2000.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. São Paulo: Brasiliense, 2000.

SCHNEEWIND, J. A invenção da autonomia. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2005.

SIMONDON, G. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1989.

TAYLOR, C. Uma era secular. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2010.

THOMAS, K. A religião e o declínio da magia. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Varia